O sonho do primeiro emprego está mais próximo de se tornar realidade para 100 estudantes de Camaçari contemplados com o programa Ford Educação Para Jovens, que tem início nesta quarta-feira (21/10).
Lançado na terça-feira (20/10) com as presenças do prefeito Ademar Delgado e do governador Rui Costa, o programa tem como objetivo a capacitação técnica e comportamental, voltada para alunos de 17 a 21 anos, concluintes do ensino médio da rede pública de ensino. Além disso, os jovens assistirão palestras ministradas pelos executivos da Ford, farão visitas à montadora, serão atendidos no programa de saúde bucal Odontomóvel e receberão orientações da equipe do Centro Médico da empresa.
Uma das contempladas foi a estudante Miriam Silva de Jesus, de 18 anos, moradora de Arembepe. Para a aluna do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, o programa vai trazer experiência e será preparatório para o ingresso dela no mercado de trabalho. “É muito importante participar do Educação Para Jovens. Fico feliz pela oportunidade”, contou.
A moradora do bairro Parque Satélite e estudante do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, Isadora Santos Rosas, de 17 anos, destacou que a iniciativa é fundamental para aprimorar, aperfeiçoar e levar conhecimento para o resto da vida. “Vai transformar a minha vida e a de outros jovens. Como filha de Camaçari, fico feliz com a realização de programas como esse”, enfatizou.
CURSO
A seleção dos alunos para o programa Ford Educação Para Jovens foi feita com base no histórico de notas dos últimos anos, envio de currículos e entrevista. Os estudantes contemplados receberão certificação profissional, além de bolsa auxílio para lanche e transporte. No término do curso, os estudantes participarão do Programa Jovem Aprendiz, que selecionará 30 jovens para estagiarem na fábrica.
A primeira etapa do curso será realizada até dezembro, na Casa do Trabalho. O conteúdo inclui noções de saúde e segurança do trabalho, administração financeira, formação pessoal e social, gerenciamento do tempo, informática básica, matemática, lógica, inglês e comunicação.
A parte técnica, que acontece de janeiro a março de 2016, no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), é voltada para preparação de auxiliares nas áreas de administração, eletricidade, mecânica de automóveis leves e mecânica e manutenção de máquinas industriais.
O programa é financiado pelo Ford Fund e conta com parceria da Prefeitura, através da Seduc (Secretaria de Educação) e da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico), do Governo do Estado, do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Senai.