Estão abertas as inscrições para o cadastro do Programa Família Acolhedora. O atendimento é feito na Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. O endereço é rua Goiás, nº. 79, Edifício Abrantes, próximo a Coelba.
A intenção do cadastro, que segue por tempo indeterminado, é capacitar 10 famílias da comunidade para receberem em casa, por um período de seis meses, jovens de 0 a 12 anos, em situação de risco social e que foram afastados da família de origem. Cada família acolhedora deverá abrigar uma criança por vez, exceto quando se trata de grupo de irmãos. O acolhimento pode ser prorrogado por mais seis meses.
O objetivo do Programa é proporcionar convivência familiar saudável, diferente do contexto oferecido por um abrigo. Dessa forma, os cadstrados assumem o papel de parceiros, no retorno dos jovens à família biológica ou substituta.
A ação, que faz parte da Política Nacional de Assistência Social, é um dos serviços de proteção social especial de alta complexidade. O programa atende os princípios e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principalmente no que se refere à excepcionalidade do acolhimento.
Durante o processo de acolhimento, a família manterá contato constante com a Justiça da Infância e da Juventude, através da rede de atendimento da Sedes, composta por profissionais das áreas de Serviço Social e Psicologia. Os especialistas farão o acompanhamento das crianças acolhidas e das famílias de origem. A finalidade é manter os vínculos familiares para a reintegração do beneficiado.