Programa atende crianças no Cuidar

Iwwa Agência
Publicado 05/09/2014 04:09:08

Com a finalidade de detectar, o mais precoce possível, os desvios no desenvolvimento global das crianças do Município, a Sesau (Secretaria da Saúde), por meio do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), realiza o Follow up – Programa de Acolhimento.

O programa é destinado a crianças de zero a dois anos de idade, por meio da oferta de intervenções terapêuticas profiláticas e do apoio familiar para fortalecer os vínculos entre pais e filhos. O Follow up pediátrico foi implantado para atender adequadamente as crianças oriundas de UTIs neonatais, prematuras, bebês de baixo peso, asfixiados, portadores de infecções congênitas e síndromes genéticas, dentre outras.

As crianças são encaminhadas ao Cuidar assim que nascem e passam por um processo de triagem com os profissionais. Se for detectada alguma alteração no desenvolvimento elas são inseridas no Follow up. Os profissionais ainda prestam esclarecimentos aos pais, tiram dúvidas e orientam sobre possíveis dificuldades que a criança venha a ter.

Acompanhado da esposa, Luciene Bacelar, de 32 anos, José Coelho, de 39 anos, levou o pequeno Samuel, de sete meses, para mais uma avaliação médica. “Agradeço a Deus e a Prefeitura pelo atendimento prestado ao meu filho. Depois do Follow up, o desenvolvimento dele está bem melhor”, ressaltou o morador do bairro Gleba B. Samuel tem síndrome de dow e é acompanhado pela equipe de profissionais desde os três meses de idade.

O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, que adota uma abordagem mais abrangente em benefício das crianças. A equipe é composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, enfermeiro, nutricionista, neonatologista e neurologista infantil.

CUIDAR

O Cuidar é especializado no atendimento às pessoas com deficiências, anemia falciforme ou câncer. Os três centros que integram o Cuidar – Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física) e Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme) oferecem amparo e suporte às pessoas no momento da vida em que estão mais fragilizadas. 

Slideshow | 3 fotos

Programa atende crianças no Cuidar

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.