Reconhecido como o elo entre a comunidade e o serviço de saúde, o agente comunitário de saúde é o profissional responsável por atuar na promoção e na prevenção da saúde, ao mapear e encaminhar pessoas à rede do Município.
Atualmente, 309 agentes atuam em Camaçari e são vinculados às USF (Unidades de Saúde da Família) e às UBS (Unidades Básicas de Saúde). Cada profissional atende até 750 pessoas por região. Para aumentar a eficiência do trabalho, eles atuam em bases geográficas definidas, que criam um vínculo maior com a população.
Em campo, os profissionais realizam prioritariamente ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e ações de vigilância à saúde, além de participarem, com as equipes de saúde e a comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde.
Compete ao agente comunitário orientar e acompanhar famílias e grupos em domicílios e encaminhá-los aos serviços de saúde, realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, consolidar e analisar as informações obtidas, fazer programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde, participar e mobilizar a população para as reuniões do Conselho de Saúde, identificar indivíduos ou grupos que demandem cuidados especiais, além de sensibilizar a comunidade para a convivência.
De acordo com a Sesau (Secretaria da Saúde), Camaçari foi um dos pioneiros no país em incluir os profissionais no quadro efetivo de servidores. A iniciativa cumpre a Emenda Constitucional 51, regulamentada pela Lei Federal 11.350/2006 e pela Lei Municipal 779/2007. O Município saiu na frente também ao implantar o Programa de Agentes Comunitários de Saúde na Bahia, através do Programa Nacional dos Agentes Comunitários – PNACS.
Agentes Comunitários de Saúde em ação -