Acontece nesta segunda-feira (23/11) a oficina de vigilância e monitoramento de surto para profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) de Camaçari, na Cidade do Saber. O objetivo é formar multiplicadores e fazer um plano compartilhado com todos os segmentos da saúde para surtos, epidemias e casos inusitados que possam vir a ocorrer.
Serão debatidos casos de doenças com características diferentes que podem ser desdobrados para vários agravos, como a diarreia, que tem multicausalidade, malária, que são casos importados e pode ocorrer por conta do volume de turistas, e a influenza, que é uma doença respiratória que já teve uma pandemia. Desta forma será discutido particularidades e medidas de controle para o plano de ação.
A servidora do DAB (Departamento da Atenção Básica), Renata Silva Oliveira, de 40 anos, falou sobre a importância da oficina. “Como trabalho na atenção básica, que é a porta de entrada do SUS, é de grande importância nos manter atualizados em relação às doenças com vínculo epidemiológico, com atenção especial àquelas de notificação compulsória”, afirmou.
A palestra de abertura foi Conhecer e compreender o território, ministrada pela servidora municipal Lidiane Tereza dos Santos, que falou sobre a importância de conhecer o território para detectar os tipos de doença e saber como atuar. Durante a manhã ainda houve a palestra sobre Emergência em Saúde Pública. A programação segue durante a tarde e terça-feira (24/11).
Esta é uma realização da Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), com participação de todos os departamentos e em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (23/11)
13h30 – Detecção de caso em tempo oportuno e as medidas de controle e preventiva com ênfase na Vigilância Epidemiológica da Influenza
Palestrantes: Aline Anne Pereira – CIVEDI/ DIVEP/ SESAB
15h – Integração das Práticas de Vigilância em Saúde
Palestrante: Maria de Fátima Sá Guirra – DEVISA/ SESAU
Terça-feira (24/11)
9h – Plano de Trabalho: Surto de Doenças Veiculação Hídrica e Alimentar
Palestrante: Elisângela Brito – COPEVI/ DEVISA/ SESAU
10h30 – Medidas Preventivas e de Controle de algumas doenças
Palestrantes: Ana Paula Nogueira – COPEVI/ DEVISA/ SESAU, Gilmar Cerqueira – CCZ/ DEVISA/ SESAU
13h30 – Tendência, grupos e fatores de risco da Malária
Palestrantes: Adriana Oliveira de Almeida – CCZ/ DEVISA/ SESAU, Aline Elena Sacramento – DEVISA/ SESAU
15H – Construção Compartilhada: Plano de Ação – Todos os participantes