Termina nesta sexta-feira (27/11) o treinamento técnico destinado aos profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Defesa Civil, Vigilância Epidemiológica e do HGC (Hospital Geral de Camaçari). A capacitação tem o objetivo de aperfeiçoar o manejo de animais peçonhentos, tratar dos diagnósticos das doenças causadas por eles e dos procedimentos corretos e medidas preventivas que se devem ter com tais tipos de animas.
Iniciado quinta-feira (26/11), o treinamento é realizada pelo NOAP (Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia), em atenção à solicitação do CCZ. Os profissionais ampliaram conhecimento nas áreas de importância médicas de aracnídeos, noções de biologia das serpentes e reconhecimento de serpentes de importância médica no Brasil. Além disso, fizeram manejo com animais vivos.
O supervisor da Defesa Civil, Antônio Carlos Silva, ressaltou a importância da atividade para aprimorar a qualificação da equipe e atender melhor a comunidade. O supervisor de equipe de agentes de endemias do CCZ, Nilton Evilasio da Silva, aprovou a iniciativa. “A capacitação tem sido proveitosa e iremos repassar o conhecimento adquirido para os demais integrantes da equipe”, frisou.
A Defesa Civil é o órgão responsável por fazer a captura de cobras, o CCZ realiza a mesma ação com os escorpiões. O HGC é a unidade de saúde do Município responsável por atender os casos e administrar os soros antiofídicos e a Vigilância epidemiológica por fazer a solicitação e o controle dos soros junto à Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia).
No total, 25 profissionais participam da atividade. O NOAP é reconhecido pelo Ministério da Saúde como o Núcleo referência no Nordeste.