Profissionais do Município participam de Encontro

Iwwa Agência
Publicado 18/08/2016 12:08:57

Profissionais da educação, como professores e gestores, comunidade escolar e pessoas de diferentes segmentos sociais lotaram o Teatro Alberto Martins na manhã desta quinta-feira (18/08), durante o Encontro de Educação Integral de Camaçari. O evento teve como tema mobilizador os Princípios, Saberes e Convergências em Educação Integral.

As discussões do encontro foram feitas a partir de duas rodas de conversa abertas para intervenção dos participantes. A primeira roda abordou quatro diálogos, dentre os quais, Articulações entre integralidade e educação, que teve como dialogante o professor da Escola Municipal Professora Lídia Coelho, Elias Barbosa.

Durante o debate o professor Elias Barbosa destacou aspectos importantes para a implantação da educação integral e a conceituou como a compreensão das diferentes realidades, olhando o indivíduo em sua integralidade, além da contribuição para a formação de cidadãos críticos.

O secretário de Educação, Juipurema Sandes, que realizou o diálogo com a temática Educação Integral e Interculturalidade, pontuou que a educação integral não se refere apenas ao tempo na escola, mas o entendimento do ser humano em sua completude para construção de uma educação libertadora. “Este é um dia importante para juntos debatermos e conceber uma educação integral de verdade”, conclamou.

Na primeira roda foram realizados ainda os diálogos sobre Educação integral e atuação em rede e sobre Educação integral e Intersetorialidade. A segunda roda de diálogos, com a temática Perspectivas para a Educação Integral em Camaçari, teve os diálogos Bases conceituais e legais para a educação integral em Camaçari, Ideias norteadoras para um currículo de educação integral e em Tempo Integral de Camaçari e Sustentabilidade em educação integral.

Ainda no evento houve o compartilhamento da resolução que normatiza a educação integral no âmbito municipal, publicada no Diário Oficial do Município de 16 a 22 de julho de 2016. Os participantes receberam cópias do documento.

A professora do Centro Educacional Reitor Edgard Santos, Sofia Elizabete Alves, 58 anos, fez questão de participar do encontro por considerá-lo fundamental para ajudar na promoção da qualidade da educação. “É o momento de nos atualizarmos, vendo trabalhos exitosos desenvolvidos pelos colegas, pois são nesses espaços de socialização que aprendemos”, destacou.

Para a professora da Escola Municipal Professora Lídia Coelho Pinto, Cássia Souza, 61 anos, o evento é importante por ser um momento de compartilhamento de experiências e por discutir a educação integral, “A rede precisa ter essa formação continuada”, ressaltou.

Durante o encontro, que foi promovido pela Seduc (Secretaria de Educação), se apresentaram os alunos da Escola Municipal Professor Luís Rogério, componentes da banda musical vencedora do FEMEC (Festival de Música Estudantil de Camaçari), e ainda das Escolas Municipais Eustáquio Alves de Santana, Angiolina Teixeira de Souza e Clube de Mães.

Slideshow | 5 fotos

Profissionais do Município participam de Encontro

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de Arembepe

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.