Profissionais de saúde debatem segurança

ASCOM BOT
Publicado 22/10/2008 10:10:07

Profissionais da área de saúde de Camaçari lotaram o auditório da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro nesta quarta-feira (22/10) para discutir práticas seguras no ambiente de trabalho. O Seminário Por uma Prática Segura para Quem faz Saúde, realizado pela Prefeitura é parte das atividades da Semana do Servidor.

Durante o evento, ficou estabelecido protocolo de prevenção e controle das exposições a material biológico.

O documento constitui medidas como os primeiros socorros, a avaliação de risco de infecção e acompanhamento que o profissional exposto deve ter em caso de acidente com material biológico, principalmente aqueles que prestam atendimento direto a pacientes com doenças transmissíveis.

Para garantir um atendimento eficaz, os Pronto Atendimentos de Nova Aliança e Arembepe ganharão suporte laboratorial e anti-virais. Os trabalhadores da área também vão passar por capacitações sobre cuidados e encaminhamento dos acidentados.

Camaçari já possui uma unidade especializada na saúde dos profissionais. O Centro Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) oferece atendimento às pessoas com suspeita ou portadoras de alguma doença relacionada a atividade profissional.

A equipe conta com médico do trabalho, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, técnico em segurança do trabalho e engenharia e higiene ocupacional.

HOMENAGEM
O encontro homenageou ainda os ex-secretários da saúde Paulo Bicalho, Washington Couto e Carlos Trindade. “O trabalho desenvolvido por eles enquanto respondiam pela pasta foi fundamental na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município”, destaca a secretária Efigênia Cardoso.

O seminário contou ainda com palestra do pesquisador e coordenador de cursos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, Marco Antonio da Costa. O pesquisador chamou a atenção para a qualidade em Biossegurança e a necessidade da percepção de risco em ambientes mal cuidados.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Cerest e o Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres).

Foto: Nelinho Oliveira

O ex-secretário Washington Couto foi um dos homenageados -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público transexual

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público trans...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.