Profissionais de escolinhas passam por capacitação

Iwwa Agência
Publicado 03/08/2016 02:08:13

Incentivar educadores e treinadores de futebol que atuam de forma independente nas diversas localidades do Município. Essa é a proposta do curso Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo Na Vida, que teve início nesta quarta-feira (03/08) e segue até sábado (06/08) com a participação de 30 profissionais que atuam em escolinhas de futebol na sede e orla e trabalham diretamente com crianças de 6 a 13 anos.

A metodologia Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo Na Vida versa sobre particularidades e reflexões desportivo-pedagógicas, que ajudam a transmitir valores essenciais do esporte e fortalecer competências pessoais e sociais, tais como disciplina, respeito à diversidade, responsabilidade e confiança.

Com 40h, a capacitação tem conteúdos teórico-prático e trabalha atividades voltadas para jogos e exercícios. A parte teórica acontece no auditório 03 da Cidade do Saber e as aulas práticas serão realizadas nas quadras de esporte da instituição e na praça da Simpatia. A especialização é gratuita e será certificada pela Associação Alemã de Futebol.

Para Dilma Mendes, ex-jogadora de futebol e servidora da Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer), o curso é uma excelente oportunidade para agregar conhecimento e gerar impacto dentro de campo e também na vida, além de ser uma forma de trocar experiências e aprendizados para melhorar os trabalhos com os jovens atendidos.  “A ideia da capacitação é mostrar que o futebol pode ser usado como ferramenta para difusão de valores sociais e formar atletas e cidadãos”.

De acordo com a consultora de Esporte para o Desenvolvimento da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit/ Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável), uma das realizadoras do evento, Daiane França, a ideia é conscientizar os participantes para o uso do futebol como ferramenta para a difusão de valores sociais, “como cultura de paz, companheirismo, respeito ao próximo e igualdade de gênero”, destacou a responsável pela disseminação do método no Brasil.

Realizado pela GIZ, em parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesas dos Direitos do Torcedor (SNFDT) do Ministério do Esporte, a capacitação foi adaptada para a realidade brasileira por especialistas nacionais. A ação visa incentivar educadores a usarem as aulas ou sessões de treinamento para a formação integral, justa e para toda a vida, além de conscientizá-los das responsabilidades e papéis que exercem no contexto em que trabalham.

A GIZ é um órgão ligado ao governo da Alemanha e tem atuação no Brasil há mais de 30 anos. O curso já passou por cidades como o Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Brasília, Curitiba, dentre outras.

Slideshow | 3 fotos

Profissionais de escolinhas passam por capacitação

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.