Profissionais de escolinhas passam por capacitação

Iwwa Agência
Publicado 03/08/2016 02:08:13

Incentivar educadores e treinadores de futebol que atuam de forma independente nas diversas localidades do Município. Essa é a proposta do curso Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo Na Vida, que teve início nesta quarta-feira (03/08) e segue até sábado (06/08) com a participação de 30 profissionais que atuam em escolinhas de futebol na sede e orla e trabalham diretamente com crianças de 6 a 13 anos.

A metodologia Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo Na Vida versa sobre particularidades e reflexões desportivo-pedagógicas, que ajudam a transmitir valores essenciais do esporte e fortalecer competências pessoais e sociais, tais como disciplina, respeito à diversidade, responsabilidade e confiança.

Com 40h, a capacitação tem conteúdos teórico-prático e trabalha atividades voltadas para jogos e exercícios. A parte teórica acontece no auditório 03 da Cidade do Saber e as aulas práticas serão realizadas nas quadras de esporte da instituição e na praça da Simpatia. A especialização é gratuita e será certificada pela Associação Alemã de Futebol.

Para Dilma Mendes, ex-jogadora de futebol e servidora da Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer), o curso é uma excelente oportunidade para agregar conhecimento e gerar impacto dentro de campo e também na vida, além de ser uma forma de trocar experiências e aprendizados para melhorar os trabalhos com os jovens atendidos.  “A ideia da capacitação é mostrar que o futebol pode ser usado como ferramenta para difusão de valores sociais e formar atletas e cidadãos”.

De acordo com a consultora de Esporte para o Desenvolvimento da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit/ Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável), uma das realizadoras do evento, Daiane França, a ideia é conscientizar os participantes para o uso do futebol como ferramenta para a difusão de valores sociais, “como cultura de paz, companheirismo, respeito ao próximo e igualdade de gênero”, destacou a responsável pela disseminação do método no Brasil.

Realizado pela GIZ, em parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesas dos Direitos do Torcedor (SNFDT) do Ministério do Esporte, a capacitação foi adaptada para a realidade brasileira por especialistas nacionais. A ação visa incentivar educadores a usarem as aulas ou sessões de treinamento para a formação integral, justa e para toda a vida, além de conscientizá-los das responsabilidades e papéis que exercem no contexto em que trabalham.

A GIZ é um órgão ligado ao governo da Alemanha e tem atuação no Brasil há mais de 30 anos. O curso já passou por cidades como o Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Brasília, Curitiba, dentre outras.

Slideshow | 3 fotos

Profissionais de escolinhas passam por capacitação

Mais Notícias

Limpec lança projeto “Limpec Educa” na Cidade do Saber

Limpec lança projeto “Limpec Educa” na Cidade do Saber

10ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari teve início nesta quinta-feira (30)

10ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari teve início nesta qu...

I Fórum do Adolescente acontece em clima de festa

I Fórum do Adolescente acontece em clima de festa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us