Profissionais aprendem a diagnosticar câncer infantil

Iwwa Agência
Publicado 18/03/2010 05:03:10

Camaçari é o único município na Bahia a realizar curso de capacitação para diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil. O treinamento começa nesta sexta-feira (19/03), na Cidade do Saber. São 220 profissionais entre agentes comunitários, médicos pediatras das Unidades de Saúde da Família (USF), enfermeiros e assistentes sociais.

O curso terá duração de quatro dias, sempre às sextas-feiras, das 8h às 17h. Os 220 profissionais vão ser divididos em três grupos. O primeiro vai atuar nas Unidades de Saúde da Família da Lama Preta, Parque Verde, Santo Antonio, Dois de Julho e Buri Satuba, além da UBS do Camaçari de Dentro.

A segunda equipe vai trabalhar na USF do Verde Horizonte e nas UBS’s do Parque Florestal, Gleba B e Gleba E. A terceira turma, composta também por diretores, coordenadores e supervisores, vai atuar nas USF’s de Barra do Pojuca, Cochoeirinha, Coqueiro de Monte Gordo, Ficam, Machadinho e a UBS de Monte Gordo. A última turma termina no dia 16 de julho.

A capacitação vai possibilitar a identificação precoce de sinais e sintomas do câncer, que serão encaminhados ao Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), localizado no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar).

A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura, através da Atenção Básica, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), Fundação ABM de Pesquisas Científico-profissional da Área Médica (Fabamed) e o Instituto Ronald McDonald.

Foto:

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.