Profissão de mototaxista é regulamentada hoje

Iwwa Agência
Publicado 18/12/2009 01:12:15

Os mototaxistas de Camaçari têm motivos de sobra para comemorar. Hoje(21/12), o prefeito Luiz Caetano sanciona a Lei 1037/2009, que institui o serviço alternativo de transporte por moto (STAM) na cidade.

Com a regulamentação, os profissionais se articulam para usufruir dos benefícios legais. Após esta etapa, os mototaxistas passam por um curso de pilotagem, que contém aulas práticas e teóricas.

A data e local da capacitação serão acordados entre a categoria e a Superintendência do Trânsito e Transportes (STT) do Município, responsável pela fiscalização e ordenamento do serviço.

“A regulamentação é um reconhecimento pelo nosso trabalho e luta de oito anos. Agora podemos usufruir dos benefícios que os taxistas já utilizam, a exemplo de isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), na aquisição de novas motocicletas e facilidades na concessão de linhas de crédito no comércio local”, afirma o presidente da Associação de Mototaxistas e Motociclistas de Camaçari (AMMC), José Ferreira Júnior, que também é diretor do Sindicato baiano (Sinmotobahia).

Para festejar, os mototaxistas fazem uma motoata (passeata de motos) na cidade, com concentração às 9h na avenida 28 de Setembro, em frente ao Derba. Depois, o grupo segue pelas ruas Duque de Caxias, da Bandeira, retornando na praça dos 46, sentido Prefeitura, onde o prefeito assina o documento. O presidente do Sinmotobahia, Henrique Baltazar, também marca presença no evento.

“O serviço instituído traz benefícios para o profissional e usuário, que contará com maior segurança e credibilidade. Entendemos que é melhor regularizar nossa situação, do que não fazer isso e ter mototaxistas agindo na clandestinidade”, afirma Ferreira Júnior. Para garantir a integridade dos usuários, a STT faz vistoria semestral dos veículos.

Atualmente, Camaçari possui um mil mototaxistas cadastrados junto à superintendência, prestando serviços 24 horas na sede e orla. “A iniciativa da Prefeitura foi democrática e justa. Além disso, o exercício da profissão também contribui com a geração de trabalho e renda na cidade”, finaliza o sindicalista.

Foto: Agnaldo Silva

Mototaxistas passam por capacitação com aulas práticas e teóricas -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.