Mais de 300 funcionários entre professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Coordenação das Ações de Ensino da Orla da Secretaria da Educação (Seduc), participam nesta terça (27/04) e quarta-feira (28/04) de um encontro de formação dos professores das séries iniciais.
Realizado mensalmente através da parceria entre a Seduc e a empresa Millenium, a atividade visa atualizar os profissionais e colocá-los em contato com as últimas produções de conhecimentos na área de educação, com o intuito de buscar a melhoria da qualidade de ensino.
As capacitações ocorrem na Escola Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e atende professores que atuam nas escolas de Vila de Abrantes, Catu de Abrantes, Jauá, Areias, Arembepe, Barra do Jacuípe, Monte Gordo e Barra do Pojuca.
A formação faz parte do projeto Ler e Escrever , um grande prazer e incorpora ações de acompanhamento pedagógico dos professores e rede de leitura. Durante as oficinas, são apresentados aos professores para validação, os cadernos pedagógicos elaborados pela equipe técnica da Coordenação das Ações de Ensino da Orla.
Voltados para a educação infantil, projeto de regularização de idade e série, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, os cadernos têm o objetivo de oferecer orientações didáticas sobre a língua portuguesa e atualidades, assim como apoiar os professores quanto ao trabalho pedagógico.
Na avaliação da professora Elizabete Monteiro, mestre em educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que participou da capacitação, o material produzido pela coordenação reflete o esforço, competência e compromisso da equipe com a educação, assim como o alinhamento do Município com a linha de frente de educação do país.