Professores e diretores participaram, na tarde desta terça-feira (25/08), do 1º Fórum de Mediação de Conflitos e Violência na Rede Municipal de Ensino, evento que teve o intuito de discutir propostas para prevenir conflitos escolares e no entorno.
O secretário de Educação, Márcio Neves, destacou que a Secretaria promoveu o evento com objetivo de estimular a sociedade a compreender que esta pauta social precisa da colaboração de todos para ser solucionada. “Por isso, representantes de diversos órgãos e setores da sociedade foram convidados para o fórum”, disse o titular da Seduc, ao ressaltar que pais e alunos também compareceram ao evento.
O professor titular e pesquisador em Direitos Humanos da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), José Cláudio Rocha, observou a importância da discussão sobre violência no ambiente escolar, por ser um tema complexo e que não deve ser tratado de forma simples.
Durante o evento, foi apresentado um documento com ações propostas pela Comissão de Mediação de Conflitos e Violência da Seduc, que serão realizadas no ambiente escolar, como diálogo e apoio, lazer e cuidados com o entorno ou vizinhança da escola.
O 1º Fórum de Mediação de Conflitos e Violência na Rede Municipal de ensino foi aprovado pelo diretor da Escola Municipal Santa Luzia, Geomar Rangel. “Esta mobilização contribui para a reflexão em cada unidade escolar, sendo uma discussão positiva para uma luta coletiva”, afirmou.
Participaram do evento realizado no Teatro Cidade do Saber, o secretário da Saúde, Washington Couto, e representantes do Sispec (Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública de Camaçari), do Ministério Público, das polícias Civil e Militar e do Conselho Tutelar do Município.