A Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari, através da Coordenação das Ações de ensino da orla, realiza nesta sexta-feira (09/04), das 8h às 17h, na Escola Rural Boa União, em Catu de Abrantes, curso de formação continuada, desenvolvido pelo programa de política nacional Escola Ativa.
O objetivo é fortalecer o trabalho das classes multisseriadas, (classes que integram o ensino de alunos do ensino fundamental de 1ª a 4ª série em um mesmo espaço), situadas nas escolas da zona rural do Município e dar suporte aos professores e coordenadores destas localidades.
O programa, que possui uma metodologia própria, desenvolvida especialmente para as series multisseriadas, reconhece e valoriza todas as formas de organização social, garantindo a igualdade de condições para acesso, permanência e sucesso das crianças que freqüentam as escolas da zona rural.
Através de estratégia metodológica voltada para gestão de classes multisseriadas, que combina uma série de elementos de caráter sócio-pedagógico e administrativo, o curso busca aumentar a qualidade da educação oferecida nas classes situadas no campo.
A carga horária do curso é de 80 horas, distribuídas em módulos como o programa escola ativa, gestão democrática, conselho escolar, colegiado estudantil, relação escola comunidade, bem como reflexão acerca dos princípios da educação do campo.
VISITA
Na tarde de quarta-feira (07/04), representantes do Mec (Ministério da Educação), estiveram em Camaçari para monitorar e acompanhar as metodologias aplicadas na melhoria da qualidade do ensino nas Escolas Nossa Senhora Santana e Boa União.
De acordo com o Coordenador pedagógico, Geomar Rangel, os visitantes ficaram satisfeitos com a estrutura e recursos pedagógicos oferecido pelas escolas do Município. O curso abrange as localidades de Abrantes, Catu de Abrantes, Jauá, Areias, Arembepe, Jacuípe, Monte Gordo, Barra do Pojuca e Parafuso.