Duas professoras da rede municipal de ensino, integrantes do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais de Camaçari), foram aprovadas para cursos de mestrado com as pesquisas realizadas no Município. A criação de um grupo de produção científica de Camaçari, de reflexão sobre a prática educativa e aprimoramento do professor representa um dos ganhos previstos com a formação do núcleo.
Professora de Artes da Escola Municipal Eustáquio Alves Santana, Cristiane de Araújo Ferreira, de 39 anos, foi aprovada para o Mestrado Profissional de Artes UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina)/UFBA (Universidade Federal da Bahia) com o projeto Abayoni: Nosso encontro precioso – A arte e a aplicação da lei 10.639.
A docente falou sobre a estrutura do NEPEC que leva o participante buscar o aprimoramento, como o mestrado, e sobre a necessidade pessoal de buscar a formação continuada como determinante para a aprovação.
Com o projeto Letramento Digital – Possibilidades de aprendizado em rede, que busca trabalhar a amplitude da aprendizagem através das tecnologias, a professora de Língua Portuguesa dos anos finais da Escola Municipal Sônia Regina de Souza, Joseane Maytê Sousa, de 30 anos, foi aprovada no Mestrado Profissional em Letras UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)/UFBA.
“Esse tipo de mestrado acontece aliado à prática, então o professor precisa estar em sala de aula e aplicar o projeto visando melhorias, o que beneficia os alunos”, finalizou.
O NEPEC é uma iniciativa da Seduc (Secretaria de Educação) que visa o fomento permanente da qualidade da educação e da valorização do profissional do magistério do Município. O núcleo tem como fundamento a análise crítica da educação e a educação como fator de transformação da sociedade.
Idealizador do NEPEC, o secretário de Educação, Juipurema Sandes, acredita que o estudo e a reflexão têm como potencializar a educação. “Teremos um educador mais qualificado, o que melhora a acessibilidade com os alunos, com outros professores e com a comunidade. Esta é uma conquista e um processo de formação do educador enquanto educando”, finalizou.

As professoras Cristiane Ferreira e Joseane Sousa -