A palestra da professora doutora em psicologia, Sueli Rossin, marcou a abertura da 5ª Jornada Pedagógica de Camaçari que, este ano, tem como tema A Escola como Ambiente de Aprendizagem.
O teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro ficou lotado na noite de terça-feira (03/02), com a presença de mais de 500 professores.
O ato contou ainda com as presenças do prefeito Luiz Caetano, o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, a presidente da Câmara, vereadora Luiza Maia, e o deputado estadual Bira Coroa.
Com o tema O Pessoal e o Impessoal na Aprendizagem, a palestrante buscou abordar os detalhes da educação, fugindo de questões técnicas sobre o processo de aprendizagem em si.
Para Sueli Rossini, a prática da jornada pedagógica é uma iniciativa interessante por dar importância a quem realmente é importante, proporcionar a oportunidade de se encontrar de uma forma leve, na qual, ao invés de doar, vão receber conhecimentos e, em termos pedagógicos, por preparar os professores para uma jornada dura e longa que é o ano letivo. O encontro dá subsídios emocionais para os profissionais levarem a jornada com mais força e motivação.
Na opinião do vice-diretor da escola Laurita de Souza Ribeiro, José Alfredo Braga, todo planejamento é válido, por dar condições de melhorar o que foi feito antes, sempre em busca de mais qualidade.
A professora do Angiolina de Souza, Vânia Célia da Silva, 49 anos, 28 dedicados à educação, também acredita na importância do planejamento. Viemos com a expectativa de renovação para o ano letivo e os temas a serem trabalhados atendem as nossas necessidades.
O secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, chamou atenção para o fato de que a programação da jornada pedagógica traz muitas novidades em termos práticos, na medida em que busca transformar os sonhos e ideais em resultados concretos. Segundo Valter de Lima, a Seduc realiza um importante trabalho de capacitação dos docentes durante todo o ano.
Em discurso, o prefeito Caetano indagou aos professores presentes sobre onde foi que erramos na educação ano passado, estimulando a reflexão e a busca por mais qualidade no ensino do Município. Estamos vivendo um novo momento e vocês são os principais responsáveis dessa transformação. Vamos trabalhar para que a gente também possa aprender melhor.
A jornada pedagógica prossegue até sexta-feira (06/02) e tem o objetivo de planejar as atividades do ano letivo nas 90 unidades de ensino da rede municipal, de forma a assegurar maior qualidade educacional aos moradores de Camaçari.

Mais de 500 docentes participam da solenidade -