Professor faz curso sobre atendimento de emergência

Iwwa Agência
Publicado 03/04/2009 12:04:15

A primeira etapa do projeto de capacitação para atendimento de emergências cardiovasculares em residências e vias públicas começa até o final do mês.

O curso está previsto, inicialmente, para professores da rede municipal de ensino e dos profissionais de saúde.

Os contemplados vão servir como agentes multiplicadores junto à comunidade e alunos. Em Camaçari, o projeto Corrente de Sobrevivência vai trabalhar com cerca de 10 mil estudantes entre 12 e 16 anos.

Após esta fase, será feito um treinamento específico para o setor médico e outro destinado ao escolar. O curso é ministrado por uma equipe do Hospital Sírio Libanês.

O projeto também vai capacitar os servidores da Sesau, responsáveis pelo atendimento de emergência, como os profissionais do SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Hospital Geral de Camaçari (HGC) e Prontos-Atendimento (PAs).

A ação vai ser implantada pela Sesau, por meio do SAMU-192. O programa é resultado de convênio entre o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Sírio Libanês, referência internacional na área. A proposta da capacitação é oferecer aulas de primeiros socorros para profissionais de saúde e população.

“O ataque cardíaco é uma das principais causas de morte no Brasil, mas o óbito pode ser evitado se o paciente tiver os primeiros socorros logo após passar mal”, informa a secretária da Sesau, Efigênia Cardoso.

Camaçari é o único do Nordeste a ser beneficiado porque atende as exigências das portarias ministeriais que criaram a Política Nacional de Atenção as Urgências, no que se refere a infra-estrutura e reaparelhamento das unidades de saúde e a gestão do SAMU-192.

Foto:

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.