Professor faz curso sobre atendimento de emergência

Iwwa Agência
Publicado 03/04/2009 12:04:15

A primeira etapa do projeto de capacitação para atendimento de emergências cardiovasculares em residências e vias públicas começa até o final do mês.

O curso está previsto, inicialmente, para professores da rede municipal de ensino e dos profissionais de saúde.

Os contemplados vão servir como agentes multiplicadores junto à comunidade e alunos. Em Camaçari, o projeto Corrente de Sobrevivência vai trabalhar com cerca de 10 mil estudantes entre 12 e 16 anos.

Após esta fase, será feito um treinamento específico para o setor médico e outro destinado ao escolar. O curso é ministrado por uma equipe do Hospital Sírio Libanês.

O projeto também vai capacitar os servidores da Sesau, responsáveis pelo atendimento de emergência, como os profissionais do SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Hospital Geral de Camaçari (HGC) e Prontos-Atendimento (PAs).

A ação vai ser implantada pela Sesau, por meio do SAMU-192. O programa é resultado de convênio entre o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Sírio Libanês, referência internacional na área. A proposta da capacitação é oferecer aulas de primeiros socorros para profissionais de saúde e população.

“O ataque cardíaco é uma das principais causas de morte no Brasil, mas o óbito pode ser evitado se o paciente tiver os primeiros socorros logo após passar mal”, informa a secretária da Sesau, Efigênia Cardoso.

Camaçari é o único do Nordeste a ser beneficiado porque atende as exigências das portarias ministeriais que criaram a Política Nacional de Atenção as Urgências, no que se refere a infra-estrutura e reaparelhamento das unidades de saúde e a gestão do SAMU-192.

Foto:

Mais Notícias

Moradores do Condomínio Sabiás concluem curso de elétrica nesta quinta (20)

Moradores do Condomínio Sabiás concluem curso de elétrica nesta qui...

90 gestores participam de formação de utilização do Google Workspace

90 gestores participam de formação de utilização do Google Workspace

Com e-SUS indisponível Boletim Epidemiológico desta quinta (20) não será divulgado

Com e-SUS indisponível Boletim Epidemiológico desta quinta (20) não...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.