Proerd forma 746 estudantes na sede de Camaçari

Ascom
Publicado 02/12/2022 01:12:38

Ao todo, 746 estudantes de escolas da rede pública municipal da sede receberam, na manhã desta sexta-feira (2/12), o certificado de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), uma ação promovida pela Polícia Militar, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), que consiste em conscientizar os alunos sobre os riscos do uso de drogas, orientando-os a trilhar seus caminhos norteados pela educação. A cerimônia de formatura aconteceu no Teatro Cidade do Saber e contou com representações das forças policiais e autoridades políticas e administrativas do município.

Durante a formatura, também foram lidas redações de estudantes, sobre os aprendizados adquiridos durante o curso, as que mais se destacaram renderam premiações aos seus autores. Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito José Tude evidenciou a relevância do programa. “Esse trabalho de conscientização e sensibilização dos nossos estudantes é muito importante. Li algumas das redações que eles produziram, e fica evidente o quanto essa iniciativa é um sucesso, por promover reflexões que vão além de protegê-los dos vícios, mostrando também o quanto o bullying é nocivo”, avaliou.

Representando a Seduc na mesa oficial, o diretor de Planejamento da pasta, Marcio Vila Flor, agradeceu à Polícia Militar pela parceria, dando ênfase a alguns dos benefícios que a ação conjunta tem possibilitado. “Através do Proerd, nossas crianças aprendem muito sobre cidadania, sobre a importância da educação, sobre resistir às drogas, sobre empatia e sobre os direitos que as crianças e os adolescentes têm. São temáticas, que vocês estão adquirindo e que levarão para a juventude e para a vida adulta, contribuindo para a formação cidadã”, avaliou.

Representando o Comando de Policiamento da Região Metropolitana, o subcomandante tenente-coronel Adilson Santana destacou o engajamento das crianças ao programa em Camaçari. “É uma grande satisfação ver os estudantes tão animados, engajados nesse programa, absorvendo tudo de bom que está sendo proposto. Isso não acaba aqui, pois as famílias também fazem parte dessa corrente, dando continuidade a essas orientações”, afirmou. Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, o Ten. Cel. Fabrício Oliveira assegurou a continuidade do programa em 2023. “Seguiremos com essa ação, ampliando para mais escolas”, anunciou.

Entre as crianças, o sentimento predominante era de gratidão e de reconhecimento da importância de tudo o que foi ensinado e vivenciado durante o curso. Para Lorena Mendonça, 11 anos, aluna do Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho, “é muito bom saber que o Proerd vai ser ampliado, chegando a uma quantidade cada vez maior de estudantes, pois é uma experiência muito boa, que ajuda nas tomadas de decisões para a vida”. Eric Rangel da Silva, 11 anos, da Escola Municipal Padre Paulo Maria Tonucci, também citou algumas vantagens. “Pude aprender coisas muito importantes, que talvez não tivesse acesso em outro lugar, então sou muito grato”, contou.

O evento contou ainda com a presença dos secretários de Administração, Helder Almeida, e de Relações Institucionais, Dilson Magalhães Jr., além da participação dos gestores escolares e professores que acompanharam os estudantes das escolas contempladas nessa edição do Proerd.

Mais Notícias

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da Lavagem de Jauá

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da L...

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us