Proerd forma mais uma turma

Iwwa Agência
Publicado 29/11/2013 03:11:20

Em clima de festa e alegria, 415 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal receberam, na manhã desta sexta-feira (29/11), o certificado de conclusão de curso do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Esta é 15ª turma formada em Camaçari desde o início do programa, em 2007, e a segunda de 2013. 

A cerimônia foi realizada no Teatro Cidade do Saber, com as presenças de autoridades, oficiais do 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Camaçari, além de diretores e professores das escolas contempladas pelo programa, como a Escola do Natal, a Angiolina Teixeira de Souza, a Padre Paulo Maria Tonucci, todas da sede, e a Escola Conceição de Maria, do distrito de Parafuso.

Durante o evento, marcado por apresentações de dança, música e teatro sobre a temática do Proerd, os alunos mostraram o processo de aprendizagem do programa. Além disso, foram premiadas as três melhores redações produzidas pelos estudantes. 

De acordo com o comandante do 12º BPM, o tenente-coronel Adalberto Piton, o programa visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre a Polícia Militar e a sociedade, através de atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas escolas. “A intenção é ampliar o programa em 2014 para atingir mais escolas do Município”, informou.

Representando o prefeito Ademar Delgado, o subsecretário da Educação, Demétrius Moura, considera a parceria com a Polícia Militar importante, pois, além de formar cidadãos conscientes, trabalha a questão da segurança nas escolas. “Nesta fase da pré-adolescência, é muito importante construir este diálogo com os estudantes”, observou.    

Primeira colocada no curso de redação, a estudantes da Escola do Natal, Bianca Pereira, de 11 anos, pretende ensinar para outras crianças o que aprendeu em sala de aula, a não entrar no mundo das drogas.

A ideia é compartilhada pelos alunos Victor Machado e Vitor Gabriel Martins, de 13 e 10 anos, respectivamente, que durante a cerimônia apresentaram uma parodia da música do cantor Michel Teló. “No início, fiquei relutante, mas com o tempo achei o curso interessante, pois aborda assuntos sérios de forma simples e educativa”, disse Victor Machado.

Para a diretora da Escola do Natal, Tatiana Lima, o programa deve ser expandido para todas as unidades de ensino da rede municipal, pois as drogas estão em todas as partes.

Após as apresentações, os alunos fizeram o juramento do Proerd, se comprometendo a ficar afastado das drogas e da violência. Por fim, foi exibido um slide com fotos das atividades desenvolvidas em sala de aula. Na ocasião, os alunos receberam um certificado simbólico. O documento oficial será emitido pelo Departamento de Ensino da Polícia Militar da Bahia e entregue posteriormente, nas escolas.

O Proerd é fruto da parceria entre o 12º BPM e a Prefeitura, através das secretarias da Educação, da Administração e de Governo.

A cerimônia foi prestigiada pelo superintendente do Trânsito e Transportes de Camaçari, Claudécio Taroba, e pelo presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari, Pedro Failla. O Legislativo foi representado pelo vereador Oziel Araújo (PT). 

CURSO

Com duração de três meses, o curso abordou assuntos sobre a temática do Proerd, como drogas lícitas, a exemplo de cigarro e álcool, e ilícitas, como maconha, cocaína, crack, dentre outras. Além disso, foram abordados noções de segurança e o modelo de tomada de decisão do programa, que inclui quatro passos, identificação do problema, opções de resolução, tomada de decisão e avaliação. 

 

Slideshow | 5 fotos

Proerd forma mais uma turma

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.