Pais, alunos e educadores lotaram o teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro para assistir a premiação e certificação da terceira turma do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).
A cerimônia, realizada segunda-feira (15/12), foi aberta com as apresentações da Filarmônica 28 de Setembro e grupos de poesia e teatro das escolas participantes. Novas turmas serão formadas em 2009.
Os alunos que concluíram o curso receberam certificado de participação e as três melhores redações foram premiadas. Outros seis alunos que se destacaram ao longo do curso ganharam diversos brindes, perfumes e brinquedos. A terceira turma do Proerd na sede contou com 776 estudantes de nove escolas públicas municipais.
Durante as aulas, fui aprendendo tudo que a policial dizia. Depois do Proerd eu até consegui explicar para meu pai porque ele devia parar de fumar, conta Milena dos Santos, primeira colocada no concurso da redação.
A aluna da 4ª série da Escola Sônia Regina de Souza vai aposentar a antiga bicicleta para passear com a nova, que ganhou como prêmio.
Autonomia e conquista da independência discente foram fatores atribuídos ao Proerd por Rosilene Nunes Silva, professora da escola Ilda Leal. Segundo a educadora, o Programa estimulou a prática de leitura, escrita e oralidade dos alunos. O aprendizado foi construído através de várias atividades, como peça, coral, redações e apresentações de dança.
O Proerd tem como objetivo oferecer atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas. O curso é ministrado por policiais do 12º BPM, que são capacitados pelo Curso de Formação de Instrutores do programa. Já haviam sido beneficiados 713 estudantes da sede e orla.

O programa esclarece sobre o perigo das drogas -