Proerd alerta estudantes para uso de drogas

ASCOM BOT
Publicado 09/09/2008 01:09:36

Alunos de nove escolas públicas municipais de Camaçari começam nesta quinta-feira (11/09) as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que, nesta etapa, beneficia 500 pessoas. Desde a implantação no Município, ano passado, já foram atendidos 363 estudantes.

Vão ser contemplados estudantes das escolas Helena Celestino de Magalhães (Gravatá), Padre Paulo Maria Tonucci (Nova Vitória), Parque Verde (Parque Verde), Fazenda Cajazeiras (Cajazeiras de Abrantes), Denise Tavares (Bomba), Ilda Leal e Cosme de Farias (ambos no Phoc 1), Centro de Educação Municipal de Camaçari (Phoc 2) e Sônia Regina de Souza (Phoc 3).

A ação é desenvolvida pela Polícia Militar. No entanto, as unidades de ensino localizadas nos Phocs são beneficiadas através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

Antes de iniciar o trabalho em sala de aula, os policiais fazem uma reunião com os pais para prestar esclarecimentos sobre o Proerd. O encontro está marcado para quarta-feira (10/09), às 15h, no 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Policiais do 12º BPM foram capacitados pelo Curso de Formação de Instrutores do Proerd para oferecer atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas salas de aula. Entre as ações, palestras, atividades lúdicas, noções sobre cidadania e visita às instalações do 12º Batalhão.

O Proerd atende crianças de 9 a 12 anos, com uma aula por semana. Os encontros têm duração de 10 aulas, cada uma com 60 minutos.

O policial deve comparecer fardado à unidade de ensino, acompanhado do professor da turma. Ao final das aulas, os alunos recebem certificado e participam de concurso de redação, com premiação dos três primeiros colocados. Além do trabalho na unidade, os policiais militares atuam junto aos educadores, pais e comunidade.

Segundo o comandante do 12º BPM, tenente-coronel PM Alfredo Castro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência deve ser estendido para todas as escolas de Camaçari.

O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de 40 países. No Brasil, teve início em 1992 e já funciona em 20 estados. A Bahia começou em 2002. A proposta é estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

Foto:

Mais de 300 estudantes já foram beneficiados pelo programa -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança no grupo prioritário da 1ª fase

Vacinação contra Covid-19 avança no grupo prioritário da 1ª fase

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de Janeiro de 2021

Carnê do IPTU já está disponível nos canais on-line

Carnê do IPTU já está disponível nos canais on-line

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.