Produtos são analisados para compra pela Marinha

Iwwa Agência
Publicado 20/07/2017 02:07:18

A localidade de Rancho Alegre, em Arembepe, recebeu nesta quinta-feira (20/7) a visita de representantes do 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, para conhecer os produtos da zona rural do município para compras governamentais. A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) atua no contínuo apoio para fortalecimento da agricultura familiar, como nas visitas técnicas e elaboração de projetos, e intermediou o encontro.

Dentre os produtos apresentados à comitiva estavam bananas, bolos, doces, abacaxi, chuchu, quiabo, aipim, laranja e cupuaçu, de vários agricultores e associações do município. A visita ocorreu para que, depois de conhecer os produtos, seja lançado um edital de chamada pública para que os produtores sejam fornecedores da instituição, já que a lei determina que, pelo menos, 30% das compras governamentais sejam da agricultura familiar.

Alguns dados da produção do município foram apresentados aos presentes, como o número de associações da agricultura familiar, que somam 32, e das 2.800 famílias que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) apta para participar de compras governamentais. O secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antônio Falcão, afirmou que o governo dará o suporte necessário, dentro das possibilidades, para que as ações aconteçam.

A nutricionista da Base Naval de Aratu, tenente Iza Charla, destacou a importância da alimentação mais saudável. “Esse é um momento importante também porque sensibiliza a gente como instituição e como pessoa. Vimos a importância dessa compra, socialmente, para cada agricultor”.

O agricultor e dono da propriedade visitada, Francisco Dantas de Araújo, 70 anos, está com muita expectativa para a compra. “Estou acreditando que vai dar certo. A prefeitura é muito sensível com o agricultor e ajuda a gente em tudo o que pode”, finalizou.

Representando a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia, Fábio Braga, falou sobre o trabalho, que além de ter um papel social, é com produtos de qualidade. “Essa compra tem o objetivo de minimizar o trabalho do atravessador”.

A visita foi articulada em parceria entre a prefeitura, governo do estado e Marinha Brasil. Na oportunidade, eles também conheceram a propriedade e a variedade de produtos, como diversas hortaliças, três variedades de banana e aipim.
 

Slideshow | 3 fotos

Produtos são analisados para compra pela Marinha

Mais Notícias

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.