Com objetivo de criar uma cooperativa de crédito para os produtores rurais de Camaçari, o secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes, se reuniu nesta sexta-feira (06/11) com lideranças, produtores agrícolas e com a Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar – Ascoob, de Feira de Santana.
Para o secretário, apesar de Camaçari ser amplamente conhecida pelo Pólo Industrial, o Município tem um grande potencial rural que precisa ser fomentado. Com a criação da cooperativa de crédito, os produtores rurais vão ter facilitados a aquisição de insumos, a produção e o escoamento, afirmou Hélio Cortes.
Com 10 anos de experiência e atuando em 88 municípios baianos, a Ascoob tem como finalidade fortalecer a economia familiar solidária, através do cooperativismo de crédito, fomentando os processos de desenvolvimento local integrado, sustentável e solidário da Bahia.
Segundo o diretor presidente da Ascoob, Robson Sena, o trabalho da entidade é sustentado em dois pilares, o fortalecimento do microcrédito solidário e a educação cooperativista. Os empréstimos são acompanhados por agentes das cooperativas filiadas, que orientam os beneficiários na utilização dos recursos.
Dados da Sedec apontam que existem 1.840 agricultores cadastrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e possui três grandes cooperativas nos setores de agricultura e pesca, a Coopesc, Coopermonte e Agnaldo Fortes. O vereador Alfredo Andrade esteve presente à reunião.