Preocupada com os produtores rurais, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap), dá continuidade às ações e implementa novos projetos para fortalecer e fomentar a atividade agrícola e a psicultura.
Estão em atuação alguns programas municipais e federais, a exemplo do Compra Direta Local, Hortas Educativas, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), além do cadastramento dos produtores de pescado, agricultores e apicultores.
O programa Compra Direta Local abre, até dezembro, 100 novos contratos para aquisição de gêneros alimentícios junto aos produtores locais, cadastrados no órgão. Os alimentos serão repassados para entidades beneficentes, creches e escolas. Os recursos são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em convênio com a Prefeitura.
Através da parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), o programa Hortas Educativas continua atuante. A Seap disponibilizou dois técnicos para visitar os estabelecimentos de ensino e orientar os alunos, professores e funcionários na implantação das áreas de cultivo, desde a adubação, manejo, colheita, além da preparação da merenda escolar. A meta é atingir todas as escolas e levar conhecimento aos estudantes.
A Seap também fortalece as associações e cooperativas, para se tornarem independentes da Prefeitura, dando suporte técnico para a implantação da unidade de beneficiamento da produção de peixe, frango, mel, milho verde, batata, hortaliças e frutas locais. Hoje estão sendo atendidas mais de 50 associações.
PRONAF
Com relação ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a Seap está trabalhando junto aos produtores rurais com pendências, para a renegociação das dívidas através da assinatura da carta de adesão.
A iniciativa atende a decreto da Presidência da República. Desde janeiro de 2005, mais de duas mil famílias foram favorecidas pelo programa no Município.
BIODIESEL
De acordo com o secretário Domingos Barbosa, da Agricultura e Pesca, foi firmado, dentro do programa de Agricultura Familiar, um convênio de parceria com a Petrobrás para implantação da cultura do girassol, matéria-prima para produção do biodiesel.
No primeiro ano, foram cadastradas 132 famílias que cultivaram 110 hectares. A Petrobrás está doando sementes, dando assistência técnica e garantindo a compra de toda produção.

O projeto hortas educativas é um dos mais importantes -