Produtor rural é beneficiado com projetos da Seap

Iwwa Agência
Publicado 13/11/2008 05:11:16

Preocupada com os produtores rurais, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap), dá continuidade às ações e implementa novos projetos para fortalecer e fomentar a atividade agrícola e a psicultura.

Estão em atuação alguns programas municipais e federais, a exemplo do Compra Direta Local, Hortas Educativas, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), além do cadastramento dos produtores de pescado, agricultores e apicultores.

O programa Compra Direta Local abre, até dezembro, 100 novos contratos para aquisição de gêneros alimentícios junto aos produtores locais, cadastrados no órgão. Os alimentos serão repassados para entidades beneficentes, creches e escolas. Os recursos são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em convênio com a Prefeitura.

Através da parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), o programa Hortas Educativas continua atuante. A Seap disponibilizou dois técnicos para visitar os estabelecimentos de ensino e orientar os alunos, professores e funcionários na implantação das áreas de cultivo, desde a adubação, manejo, colheita, além da preparação da merenda escolar. A meta é atingir todas as escolas e levar conhecimento aos estudantes.

A Seap também fortalece as associações e cooperativas, para se tornarem independentes da Prefeitura, dando suporte técnico para a implantação da unidade de beneficiamento da produção de peixe, frango, mel, milho verde, batata, hortaliças e frutas locais. Hoje estão sendo atendidas mais de 50 associações.

PRONAF
Com relação ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a Seap está trabalhando junto aos produtores rurais com pendências, para a renegociação das dívidas através da assinatura da carta de adesão.

A iniciativa atende a decreto da Presidência da República. Desde janeiro de 2005, mais de duas mil famílias foram favorecidas pelo programa no Município.

BIODIESEL
De acordo com o secretário Domingos Barbosa, da Agricultura e Pesca, foi firmado, dentro do programa de Agricultura Familiar, um convênio de parceria com a Petrobrás para implantação da cultura do girassol, matéria-prima para produção do biodiesel.

No primeiro ano, foram cadastradas 132 famílias que cultivaram 110 hectares. A Petrobrás está doando sementes, dando assistência técnica e garantindo a compra de toda produção.

Foto: Agnaldo Silva

O projeto hortas educativas é um dos mais importantes -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para...

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us