Primeiros socorros são tema de oficina

Iwwa Agência
Publicado 16/04/2013 04:04:07

Preparar a população para situações emergenciais do cotidiano. Foi com esse objetivo, que a Prefeitura, por meio da Sehab (Secretaria da Habitação), iniciou na tarde desta terça-feira (16/04) a sequência de três oficinas de Primeiros Socorros, destinadas às famílias que irão morar nos imóveis construídos através das obras de reurbanização do bairro Burissatuba.

A iniciativa, que integra as ações do Projeto Técnico de Trabalho Social (PTTS), orientou os futuros moradores sobre os riscos de acidentes domésticos, como agir nestas situações, além de ensinar a prevenir estes incidentes, bastante recorrentes no dia a dia.

Na oportunidade, os participantes foram orientados de como proceder em situações como choque elétrico, envenenamento, queda, ferimento, afogamento, ataque cardíaco, intoxicação, entre outros. As oficinas têm carga quatro horas de duração e possuem parte prática e teórica. Elas são ministradas por um socorrista do Corpo de Bombeiros.

Para o operador portuário, Gabriel Santos, 35 anos, as técnicas aprendidas servem para a vida toda. “Nos deparamos com situações de emergência o tempo todo, então precisamos saber como proceder”, declarou o morador da localidade, que ainda ressaltou o fato da iniciativa ser gratuita, uma vez que “se fossem pagar seria muito dispendioso”.

As oficinas de primeiros socorros prosseguem nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/04), às 14h, no refeitório do canteiro de obras. A iniciativa é realizada em parceria com a Sesau (Secretaria da Saúde), quedisponibilizou material informativo e vídeo explicativo. 

Iniciado em janeiro, o trabalho social prossegue por aproximadamente 19 meses. Até o momento as famílias foram beneficiadas com oficinas de sensibilização comunitária, saúde bucal, planejamento familiar, além de capacitação para liderança.

De acordo com o cronograma da Sehab, em maio estão previstas ainda oficinas de vôlei, em parceria com a Seduc (Secretaria da Educação), e de tratamento adequado dos resíduos sólidos e uso racional da água.

A iniciativa é acompanhada pelas assistetes sociais. Elas são responsáveis pela execução do trabalho social, que faz parte do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamento Precário. A ação beneficia 287 famílias, que serão reassentadas para unidades habitacionais, em fase de construção através do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social). 

 

Slideshow | 3 fotos

Primeiros socorros são tema de oficina

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.