A primeira maternidade da Rede Cegonha na Bahia será construída em Camaçari. O novo equipamento público vai seguir o mais recente modelo de atenção ao parto, ao nascimento e à saúde da criança. A expectativa é de que até o final do mês seja lançado o edital de licitação da obra e as intervenções comecem até o final do ano.
A maternidade de Camaçari faz parte do programa Rede Cegonha do governo federal, e tem investimento previsto de R$ 25 milhões, sendo R$ 15 milhões do Ministério da Saúde e o restante do Governo do Estado.
A unidade de saúde será construída na área da frente do HGC (Hospital Geral de Camaçari) e vai ofertecer 150 leitos à população, sendo 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, 30 destinados a cuidados intermediários neonatal, 76 leitos para internação adulto, quatro leitos de isolamento adulto e 20 quartos com suítes no perfil PPP (Pré-parto, Parto e Pós-Parto).
O novo equipamento médico contará ainda com 33 vagas distribuídas nos setores de admissão na maternidade, pré-partos, pré-curetagem, salas de parto, curetagem e de R.P.A (Recuperação Pós-Anestésica).
A unidade de saúde vai atender a demanda regional e terá 10.732,34 metros quadrados de área construída, dedivididos em cinco pavimentos, além da cobertura que vai abrigar casas de máquinas dos elevadores, central de vácuo, reservatório de água, barrilete e aquecedores, chiller e torre do sistema de ar condicionado.
A maternidade de Camaçari vai operar baseada nos princípios da humanização e assistência, assegurando a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, realização do parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção. Além disso, a unidade vai oferecer à gestante, a possibilidade de ter um acompanhante durante o parto.