Primeira etapa do processo marca início dos estudos

Iwwa Agência
Publicado 09/03/2017 02:03:56

Num clima de saudosismo, autoridades e representantes da sociedade civil, assistiram na manhã de hoje (9/03), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), a cerimônia de notificação do tombamento municipal do conjunto arquitetônico que compreende os prédios onde, antigamente, funcionavam o Cine Camaçari, a Prefeitura e Estação Ferroviária, localizados no Centro da cidade.

Após receber a notificação das mãos da secretária de Cultura, Marcia Tude, o prefeito Antonio Elinaldo, ressaltou a importância histórica dos prédios a serem estudados e relembrou momentos vividos nos antigos Cine Camaçari e Estação Ferroviária. “Esses espaços movimentavam a cidade. Por isso, esse momento é, sobretudo, a valorização e reconhecimento da história de vida de muita gente que passou por ali”, disse entusiasmado. Ele observou que a notificação é o primeiro passo no processo de tombamento dos bens. “Agora, uma equipe multidisciplinar estudará os aspectos históricos, sociais, simbólicos e arquitetônicos dessas edificações”, informou o prefeito.

A secretária Márcia Tude, esclareceu aos presentes sobre o processo pós-tombamento que vai representar a criação de novos espaços de valorização da história do Município. E na ocasião, fez questão de lembrar, “Camaçari tem um grande acervo de patrimônio material e imaterial e nós estamos atentos a isso”, finalizou.

Desejo antigo da população de Camaçari, em especial da velha guarda, o ato foi muito comemorado.  A presidente do Umuarama – Associação Amigos da Memória e da História de Camaçari, Jacinea de Jesus, ressaltou o quanto o grupo esperou por esse momento. “A preservação da história é o que motiva o nosso grupo. Esse, sem dúvida, foi um passo importante para conservar importantes monumentos da nossa cidade”, declarou.

ETAPAS

Primeira etapa do processo de tombamento dos bens, a notificação ao Município, feita pela Secult, marca o início dos estudos sobre os três objetos que compõem o Centro Antigo, os prédios dos antigos Cine Camaçari, da Prefeitura e Estação Ferroviária.

Essa etapa consiste no levantamento de dados histórico, arquitetônico e fotográfico, bem como pesquisa bibliográfica, entrevistas, elaboração de plantas e montagem do dossiê, que será encaminhado ao Conselho Municipal de Cultura que tem papel importante e decisivo para o tombamento, já que emitirá parecer sobre o documento. A avaliação pelo conselho consiste no terceiro momento desse processo.

A assinatura do decreto pelo prefeito e sua publicação em diário oficial finalizam o processo. Como forma de credibilizar o processo, a Secult, por meio da Coordenação de Patrimônio, estabeleceu contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), que fez a concessão provisória da Estação Ferroviária para a realização dos estudos, executado por uma equipe multidisciplinar composta por arquitetos, historiador, sociólogo e fotógrafo.

O processo de tombamento deve ser concluído até o final do ano e junto com ele um Plano de Salvaguarda, que vai garantir a proteção dos patrimônios.

PRESENÇAS

Marcaram presença no evento, os secretários de Esporte, Lazer e Juventude, Rui Magno, e do Desenvolvimento Social e Cidadania, Simara Ellery, o procurador-geral, Bruno Nova, o ouvidor municipal, Oswaldo Marcolino, a diretora-presidente da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari, Janete Ferreira, o diretor-superintendente de Trânsito e Transporte, Armando Yokoshiro e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Jorge Nascimento.

Slideshow | 4 fotos

Primeira etapa do processo marca início dos estudos

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.