Prevenção garante feriadão tranquilo em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 21/04/2009 09:04:52

O trabalho preventivo contra os estragos da chuva, realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Defesa Civil (Codec) e demais Secretarias, garantiu um final de semana sem ocorrências no Município.

Serviços de drenagem, aliados à construção de canais, limpeza de bueiros e manutenção da rede pluvial evitaram que o Município somasse grandes estragos nos últimos cinco dias.

A previsão do índice pluviométrico para esta terça-feira (21/04) é de 38 milímetros, mas a Codec está com uma equipe de plantão para atender as chamadas.

Ao todo, 25 servidores trabalham durante o dia. À noite, 10 profissionais atendem a comunidade da sede e orla.

A Defesa Civil recomenda ao morador que ao notar qualquer irregularidade que indique desabamento de encostas ou rachadura na residência, deve ligar para o telefone 199 e solicitar visita da equipe. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

A Defesa Civil trabalha com caminhões pipa, de limpeza de fossa, retro escavadeira, pá escavadeira, além de automóveis e motos.

MORRO DA MANTEIGA
A Prefeitura ainda realiza um importante trabalho no Morro da Manteiga, nos bairros Nova Vitória e Novo Horizonte. Graças a recomposição ambiental, os moradores não sofrem mais com ameaças de desabamento no período chuvoso.

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o programa de reflorestamento utiliza uma manta natural de grama e árvores que garante a germinação e desenvolvimento da vegetação. Além de acelerar o processo de recuperação da encosta, devolvendo a cobertura vegetal do Morro, a técnica evita a erosão, desabamentos e alagamentos.

Segundo o coordenador geral da Codec, Maurício Bonfim, as medidas adotadas pelo governo através das intervenções feitas no Município diminuíram os problemas que existiam antes no período das chuvas. “Nós estamos preparados com todo contingente. A parceria com as Secretarias e Limpec ajuda a enfrentar o período que se aproxima. A população pode ficar tranquila”, diz.

PREVENÇÃO
Para prevenir os danos à população, a Defesa Civil conta com o apoio do serviço de meteorologia da Climatempo. Pelo sistema, o sinal de alerta sobre a possibilidade de fortes chuvas é dado com três dias de antecedência.

Caso seja necessário, as secretarias disponibilizam equipamento e pessoal para evitar problemas aos moradores, principalmente das áreas críticas. “Com todas as secretarias integradas, o trabalho de prevenção fica mais eficaz”, garante Mauricio.

Foto: Arquivo / Ascom

Codec está equipada e atende pelo telefone 199 -

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.