Prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher é tema em live

ASCOM
Publicado 03/08/2021 10:08:54

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher no município, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) por meio da Coordenadoria de Atendimento à Mulher em Situação de Risco, realizou nesta segunda-feira (2/8), uma live.

O encontro virtual, lançou oficialmente a campanha Agosto Lilás – Use máscara pela vida. Não Mascare a Violência, e contou com as participações da secretária do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, da presidente do Conselho Municipal da Mulher (CMDM), Débora Sampaio e do superintendente de Trânsito e Transporte Público, Coronel Alfredo Castro.

Na abertura do bate-papo, Bela Batista, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Yolanda Pires, falou sobre o que é o Agosto Lilás e qual o objetivo da iniciativa. “Uma campanha de prevenção e enfrentamento. Em Camaçari, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 600 mulheres procuraram o Cram. Uma conscientização da sociedade. E por que em agosto? Por conta do aniversário da Lei Maria da Penha no dia 7 deste mês. É muito difícil fazer uma campanha em meio a uma pandemia. Mas, nos unimos com a Setur e com STT e vamos fazer”, explicou.

Entre as atividades propostas para o mês, uma capacitação dos agentes de trânsito foi o foco do encontro. Resultado da parceria entre os órgãos, a inciativa visa auxiliar na identificação do combate à violência contra a mulher. A capacitação acontecerá de 3 a 7 de agosto, das 9h às 12h, no auditório do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Yolanda Pires.

O superintendente da STT, Coronel Alfredo Castro, demonstrou bastante otimismo com a parceria. “É uma honra participar desse momento. Não devemos pôr só esse mês como o mês do enfrentamento, mas sim, todos os 365 dias do ano. Que sejamos de janeiro a dezembro porta-vozes da prevenção e do enfretamento à violência contra mulher no nosso município. Com essa capacitação, nossos agentes estarão ainda mais aptos e saberão como lidar ao se depararem com uma situação como essa”, destacou.

A gestora da Setur, Cristiane Bacelar, fez questão de relatar a importância do momento. Uma noite muito importante. O tema é para ser debatido todos os dias, é uma questão que vem sendo ampliada, as mulheres estão se empoderando ao longo dos anos. Essa iniciativa de capacitar os agentes é fantástica, somos pioneiros na Bahia. E eu acredito que devemos estender para outros setores, para que juntos a gente possa defender essas mulheres vítimas de algum tempo de violência na sede e, principalmente, na costa”, enfatizou.

Programação

3 a 7/8 – Capacitação dos agentes de trânsito – Enfrentamento à violência contra a Mulher

Local: Auditório Cram Yolanda Pires, das 9h às 12h

10/8- Cram & Papo de Mulher

Tema: Agosto lilás e a prevenção no autocuidado na saúde física

Público-alvo: Equipe do Cram

Local: Auditório do Cram, a partir das 9h30

11/8 – Cram & Cras

Tema: Diálogo sobre a importância do Agosto Lilás – On-line às 14h

Público alvo: Técnicas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras)

12/8 – Cram e Programa Primeira Infância no SUAS

Tema: Diálogo sobre a importância do Agosto Lilás

Público-alvo: Mães e as crianças do programa primeira infância

Local: Auditório do CramYolanda Pires, às 9h

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.