Presidente convida Prefeito de Camaçari para almoço

Iwwa Agência
Publicado 16/12/2008 10:12:40

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, foi convidado pelo presidente Lula a almoçarem juntos, nesta terçfeira (16/12), em Costa de Sauípe, onde depois participam da reunião da Cúpula da América Latina e Caribe, em Costa do Sauípe, que reúne 33 chefes de Estado.

O convite de Lula foi estendido a outros dois prefeitos, Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, e João Gualberto, de Mata de São João.

Em todos os eventos em nível regional e nacional que participa, Luiz Caetano tem defendido mais autonomia para os municípios, com a aprovação pelo Congresso Nacional de uma reforma tributária que permita uma distribuição justa dos recursos arrecadados, privilegiando a esfera municipal, onde efetivamente é gerada toda a riqueza do país.

O assunto, inclusive, deve ser objeto da conversa que Luiz Caetano manterá durante o almoço com o presidente Lula. O prefeito de Camaçari entende que a crise financeira internacional impõe a necessidade de construção de um novo pacto federativo.

O governo federal mantém importantes parcerias com o Município, a exemplo das obras de saneamento, que contam com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na ordem de R$ 64 milhões, destinados à implantação do sistema de esgotamento sanitário. Após as obras, a cobertura da rede de esgoto na sede do Município pula de 3% para 80%.

O governo federal ainda é parceiro do Município na retirada da linha férrea, projeto que deve começar a partir de 2009, com recursos do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes).

Além dessas, mais de 20 outras ações são mantidas pelos ministérios, em conjunto com Camaçari. As iniciativas são nas áreas de assistência social, saúde, educação, indústria e comércio, habitação, esporte, agricultura e pesca.

Os mais conhecidos são Bolsa Família, com 16.218 beneficiados, o Banco de Alimentos, o PAR (Programa de Arrendamento Residencial), Samu, Farmácia Popular, os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) / Casa da Família, Brasil Alfabetizado, Peti, Sentinela, Segundo Tempo, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outros.

Foto:

Mais Notícias

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Sehab e Senai seguem com os cursos de capacitação do Projeto de Trabalho Social

Sehab e Senai seguem com os cursos de capacitação do Projeto de Tra...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.