Prêmio internacional reconhece educação do Município

Iwwa Agência
Publicado 08/04/2009 02:04:05

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, viaja nesta terça-feira (04/08) para a Dinamarca, onde recebe o Prêmio de Inovação em Educação Tecnológica.

A cerimônia de entrega acontece na próxima segunda-feira (10/08), às 8h, (horário de Brasília) no Museu de Idéias da Lego, na cidade dinamarquesa de Billund.

Além de Camaçari, recebem o prêmio os municípios de Paulínia e Guarujá, ambos no estado de São Paulo. O título é um reconhecimento pela inovação e pioneirismo na implantação do projeto de Educação Tecnológica Lego Zoom.

A nova prática de ensino, implantada em 2006, no Município, permite que o aluno desenvolva habilidades, competências, atitudes e valores para a vida, com atividades que demandam trabalho em equipe, liderança, criatividade, solução de situações-problema e organização.

De acordo com o presidente da Lego Education no Brasil, Marcos Wesley, as cidades premiadas apresentaram os melhores resultados, como aumento na freqüência escolar e a motivação de alunos e professores. “Pela primeira vez ações como essa farão parte de nossa premiação”, destaca.

Atualmente, o projeto funciona em todas as escolas da sede e orla, e beneficia os alunos da educação infantil ao ensino fundamental 2. Para a professora da creche do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), Virgínia Chimada, a robótica desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade dos estudantes.

“A robótica desenvolve várias habilidades e competências. Depois da prática do projeto os estudantes estão mais atenciosos e interessados em aprender”, diz. A educadora ainda acrescenta que a ferramenta contribui com a formação de nova mão-de-obra para abastecer o mercado automobilístico de Camaçari, atualmente formado por grandes empresas, como a Ford, Bridgestone Firestone e Continental.
Para aplicação da nova prática pedagógica, os professores recebem capacitação continuada da Lego Education. A certificação internacional, concedida aos docentes da rede municipal de ensino, foi conferida no ano passado.

Desde a implantação do projeto de Educação Tecnológica Lego Zoom em Camaçari, a cidade já participou do Campeonato Regional de Robótica, em 2006, e realizou campeonatos municipais nos anos de 2007 e 2008. Alunos e professores também participaram do Campeonato Sul Americano, em São Paulo, em 2007, e do Nacional, em agosto de 2008.

PALESTRAS
Antes da entrega do prêmio, Caetano participa das palestras História do Grupo Lego, Empreendedorismo, Aprendizagem Infantil e Iniciativas Sociais, e Lego Zoom: Um modelo Holístico na Educação para a Vida.

Foto: Carol Garcia

O prefeito Caetano recebe o prêmio na próxima segunda -

Mais Notícias

Vacinação meningocócica C para crianças e trabalhadores da saúde é prorrogada

Vacinação meningocócica C para crianças e trabalhadores da saúde é ...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para...

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us