Prêmio internacional reconhece educação do Município

Iwwa Agência
Publicado 08/04/2009 02:04:05

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, viaja nesta terça-feira (04/08) para a Dinamarca, onde recebe o Prêmio de Inovação em Educação Tecnológica.

A cerimônia de entrega acontece na próxima segunda-feira (10/08), às 8h, (horário de Brasília) no Museu de Idéias da Lego, na cidade dinamarquesa de Billund.

Além de Camaçari, recebem o prêmio os municípios de Paulínia e Guarujá, ambos no estado de São Paulo. O título é um reconhecimento pela inovação e pioneirismo na implantação do projeto de Educação Tecnológica Lego Zoom.

A nova prática de ensino, implantada em 2006, no Município, permite que o aluno desenvolva habilidades, competências, atitudes e valores para a vida, com atividades que demandam trabalho em equipe, liderança, criatividade, solução de situações-problema e organização.

De acordo com o presidente da Lego Education no Brasil, Marcos Wesley, as cidades premiadas apresentaram os melhores resultados, como aumento na freqüência escolar e a motivação de alunos e professores. “Pela primeira vez ações como essa farão parte de nossa premiação”, destaca.

Atualmente, o projeto funciona em todas as escolas da sede e orla, e beneficia os alunos da educação infantil ao ensino fundamental 2. Para a professora da creche do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), Virgínia Chimada, a robótica desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade dos estudantes.

“A robótica desenvolve várias habilidades e competências. Depois da prática do projeto os estudantes estão mais atenciosos e interessados em aprender”, diz. A educadora ainda acrescenta que a ferramenta contribui com a formação de nova mão-de-obra para abastecer o mercado automobilístico de Camaçari, atualmente formado por grandes empresas, como a Ford, Bridgestone Firestone e Continental.
Para aplicação da nova prática pedagógica, os professores recebem capacitação continuada da Lego Education. A certificação internacional, concedida aos docentes da rede municipal de ensino, foi conferida no ano passado.

Desde a implantação do projeto de Educação Tecnológica Lego Zoom em Camaçari, a cidade já participou do Campeonato Regional de Robótica, em 2006, e realizou campeonatos municipais nos anos de 2007 e 2008. Alunos e professores também participaram do Campeonato Sul Americano, em São Paulo, em 2007, e do Nacional, em agosto de 2008.

PALESTRAS
Antes da entrega do prêmio, Caetano participa das palestras História do Grupo Lego, Empreendedorismo, Aprendizagem Infantil e Iniciativas Sociais, e Lego Zoom: Um modelo Holístico na Educação para a Vida.

Foto: Carol Garcia

O prefeito Caetano recebe o prêmio na próxima segunda -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.