Prefeitura vai reformar Urgência do HGC

Iwwa Agência
Publicado 05/08/2009 07:08:55

A partir da próxima semana, tem início a ampliação e reforma da Urgência e Emergência do Hospital Geral de Camaçari (HGC).

Em acordo firmado com o Governo do Estado, a Prefeitura se comprometeu em realizar a intervenção, orçada em R$ 365 mil, com recurso próprio.

De acordo com a secretária da Saúde (Sesau), Efigênia Cardoso, a reforma é parte da melhoria dos serviços do Município, que ainda conta com a retomada das obras, neste mês, do Pronto Atendimento (PA) Nova Aliança.

A intervenção no HGC é uma prioridade para o Município e a Prefeitura pediu agilidade na execução do serviço.

A previsão é de que em cinco meses a obra seja concluída. A reforma já foi licitada e o contrato está em fase de conclusão. Durante a obra, o atendimento no hospital acontece normalmente.

A intervenção prevê a separação da emergência pediátrica, ampliação de leitos, divisão das enfermarias masculina e feminina, melhorias na parte elétrica, climatização, áreas de circulação e sala de Raios-X e instalação de novos sanitários. Atualmente, o HGC conta com 100 leitos de urgência e emergência e atende 7,5 mil pessoas por mês.

A expectativa é de que com a reforma um maior número de pacientes seja beneficiado. A Prefeitura de Camaçari está empenhada com a iniciativa, que é uma reivindicação antiga da comunidade.

O HGC é um hospital regional e de referência no Estado, que atende Camaçari e municípios vizinhos. Os casos que não podem ser resolvidos nos PAs são encaminhados para o hospital.

O serviço de urgência e emergência do Município é formado pelo SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – 192, cinco Pronto Atendimentos e o HGC.

Os conceitos de urgência e emergência são de grande importância para a decisão de prioridades no atendimento. Urgência é quando existe o risco de morte, mas pode ser tratado depois. A emergência requer o atendimento na hora, pois existe o risco iminente do falecimento do paciente.

Foto: Nelinho Oliveira

A intervenção já foi licitada e começa na próxima semana -

Mais Notícias

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe neste sábado (13/8)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe n...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us