Prefeitura vai reformar Urgência do HGC

Iwwa Agência
Publicado 05/08/2009 07:08:55

A partir da próxima semana, tem início a ampliação e reforma da Urgência e Emergência do Hospital Geral de Camaçari (HGC).

Em acordo firmado com o Governo do Estado, a Prefeitura se comprometeu em realizar a intervenção, orçada em R$ 365 mil, com recurso próprio.

De acordo com a secretária da Saúde (Sesau), Efigênia Cardoso, a reforma é parte da melhoria dos serviços do Município, que ainda conta com a retomada das obras, neste mês, do Pronto Atendimento (PA) Nova Aliança.

A intervenção no HGC é uma prioridade para o Município e a Prefeitura pediu agilidade na execução do serviço.

A previsão é de que em cinco meses a obra seja concluída. A reforma já foi licitada e o contrato está em fase de conclusão. Durante a obra, o atendimento no hospital acontece normalmente.

A intervenção prevê a separação da emergência pediátrica, ampliação de leitos, divisão das enfermarias masculina e feminina, melhorias na parte elétrica, climatização, áreas de circulação e sala de Raios-X e instalação de novos sanitários. Atualmente, o HGC conta com 100 leitos de urgência e emergência e atende 7,5 mil pessoas por mês.

A expectativa é de que com a reforma um maior número de pacientes seja beneficiado. A Prefeitura de Camaçari está empenhada com a iniciativa, que é uma reivindicação antiga da comunidade.

O HGC é um hospital regional e de referência no Estado, que atende Camaçari e municípios vizinhos. Os casos que não podem ser resolvidos nos PAs são encaminhados para o hospital.

O serviço de urgência e emergência do Município é formado pelo SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – 192, cinco Pronto Atendimentos e o HGC.

Os conceitos de urgência e emergência são de grande importância para a decisão de prioridades no atendimento. Urgência é quando existe o risco de morte, mas pode ser tratado depois. A emergência requer o atendimento na hora, pois existe o risco iminente do falecimento do paciente.

Foto: Nelinho Oliveira

A intervenção já foi licitada e começa na próxima semana -

Mais Notícias

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e propostas

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.