A Prefeitura de Camaçari vacinou na tarde desta sexta-feira (13/11), todas as 162 crianças e todos os profissionais que trabalham na creche comunitária Esperança da Estivas, em Buris de Abrantes, contra a meningite meningocócica.
A Prefeitura adquiriu as 200 doses com recursos próprios como forma de evitar novas contaminações.
Nos últimos três anos, este é o primeiro bloqueio vacinal da doença no estado da Bahia. De acordo com o secretário da Saúde do Município, Camilo Pinto, a população não precisa entrar em desespero, pois não existe surto de meningite em Camaçari.
Para Alexandra Borges, que possui dois filhos na creche, depois que a Prefeitura disponibilizou a vacina, ela está mais tranqüila. Não teria condições de pagar R$ 95,00, por cada dose da vacina.
Desde que foi informada do óbito de um menino de 3 anos por suspeita de meningite, sendo a vítima morador da orla de Camaçari e aluno da creche, a Prefeitura tem tomado uma série de medidas preventivas, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado.
A primeira delas foi a medicação com o antibiótico Rifampicina, para as crianças da creche, familiares e pessoas próximas. Também foi realizada palestra educativa pela sanitarista da Vigilância Epidemiológica do estado, Aline Ferreira, na unidade, a fim de esclarecer sobre os riscos e cuidados com a doença.
O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde do Município, Marcos Nogueira, alerta a população que a meningite é transmitida através de contato com secreções nasal e bucal, compartilhar talheres e copos, além de contatos íntimos. Ambientes fechados, com grande aglomeração de pessoas, também facilitam a transmissão.