Prefeitura vacina crianças contra a meningite

Iwwa Agência
Publicado 13/11/2009 06:11:42

A Prefeitura de Camaçari vacinou na tarde desta sexta-feira (13/11), todas as 162 crianças e todos os profissionais que trabalham na creche comunitária Esperança da Estivas, em Buris de Abrantes, contra a meningite meningocócica.

A Prefeitura adquiriu as 200 doses com recursos próprios como forma de evitar novas contaminações.

Nos últimos três anos, este é o primeiro bloqueio vacinal da doença no estado da Bahia. De acordo com o secretário da Saúde do Município, Camilo Pinto, a população não precisa entrar em desespero, “pois não existe surto de meningite em Camaçari”.

Para Alexandra Borges, que possui dois filhos na creche, depois que a Prefeitura disponibilizou a vacina, ela está mais tranqüila. “Não teria condições de pagar R$ 95,00, por cada dose da vacina”.

Desde que foi informada do óbito de um menino de 3 anos por suspeita de meningite, sendo a vítima morador da orla de Camaçari e aluno da creche, a Prefeitura tem tomado uma série de medidas preventivas, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado.

A primeira delas foi a medicação com o antibiótico Rifampicina, para as crianças da creche, familiares e pessoas próximas. Também foi realizada palestra educativa pela sanitarista da Vigilância Epidemiológica do estado, Aline Ferreira, na unidade, a fim de esclarecer sobre os riscos e cuidados com a doença.

O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde do Município, Marcos Nogueira, alerta a população que a meningite é transmitida através de contato com secreções nasal e bucal, compartilhar talheres e copos, além de contatos íntimos. Ambientes fechados, com grande aglomeração de pessoas, também facilitam a transmissão.

Slideshow | 2 fotos

Prefeitura vacina crianças contra a meningite

Mais Notícias

Sefaz apresenta resultados do 2º quadrimestre e projeta crescimento

Sefaz apresenta resultados do 2º quadrimestre e projeta crescimento

STT realiza ação de encerramento do Setembro Amarelo

STT realiza ação de encerramento do Setembro Amarelo

Camaçari e o potencial turístico – a história de Jucy Andrade

Camaçari e o potencial turístico – a história de Jucy Andrade

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us