A Prefeitura iniciou na quarta-feira (09/03) a requalificação do calçadão da avenida Beira Mar, em Jauá. A obra compreende a construção de uma mureta de proteção e assento, além da troca das antigas pedras portuguesas. A intervenção vai permitir que a população da localidade tenha mais espaço para lazer e entretenimento.
A obra de requalificação do calçadão acontece no local onde existia a caixa coletora coletiva de esgoto, mais conhecida como fossão, que foi desativada no último dia 22 de fevereiro pela Seops (Secretaria da Ordem Pública e Sustentabilidade).
Com a desativação do fossão, a unidade deixou de receber o esgoto doméstico para atender às exigências ambientais da União, respaldadas na Lei Ambiental nº 9.605/98, e evitar danos ao meio ambiente.
A mureta, novo equipamento que está em fase de construção, contará com pedras rústicas e o assento será feito de granito. No calçadão serão trocadas as pedras portuguesas por piso intertravado. A obra de requalificação tem 495 metros lineares, o que corresponde a mais de 50% da avenida Beira Mar.
A obra está prevista para ficar pronta no final do primeiro semestre deste ano e os moradores de Jauá têm a oportunidade de participar das melhorias através de sugestões direcionadas à Seops.
FOSSÃO
O fossão foi criado há mais de 20 anos para atender uma necessidade emergencial de descarte dos esgotos domiciliares da rua Direta de Jauá e da avenida Beira Mar. Com a desativação, a Prefeitura disponibilizou para os moradores de menor poder aquisitivo o serviço de coleta itinerante, realizado pela Defesa Civil e solicitado de forma gratuita, através do número 199. Os moradores com maior poder aquisitivo e os comerciantes são responsáveis pelo descarte do esgoto que produzem.