Inclusão social e cidadania caminham lado a lado. Prova disso é a iniciativa da Cidade do Saber, em parceria com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), de viabilizar o documento de identidade para as 764 crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Camaçari.
Até o momento, 40 jovens foram beneficiados com ação que, em alguns casos, ainda permite a expedição da segunda via da certidão de nascimento. A previsão é de que, na próxima semana, mais 70 crianças retirem o documento.
O Peti, composto por jovens de 7 a 15 anos, é um programa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). No entanto, desde agosto passado, o programa é coordenado pela equipe pedagógico-administrativo da Cidade do Saber. A iniciativa tornou as atividades mais atraentes, o que mantêm as crianças longe do trabalho e mais dedicadas ao estudo.
Além da Sedes e da Cidade do Saber, apóiam o Peti as secretarias municipais da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau). A formação continuada dos educadores, bem como a produção dos módulos paradidáticos, são agora responsabilidades da Seduc e acontecem mensalmente.
A parceria com a Sesau permite a detetização e desratização dos pontos do Peti, por meio da Vigilância Sanitária, e o atendimento clínico prioritário aos beneficiários do programa, através dos postos de Saúde da Família mais próximos das casas.

Todas as 746 crianças do programa serão beneficiadas -