Prefeitura recupera rede de esgoto da rua Nova Vitória

Iwwa Agência
Publicado 09/01/2009 10:01:56

A situação dos moradores da rua Nova Vitória, em Camaçari, prejudicados com o esgoto residencial que corre a céu aberto em função do rompimento da rede coletora, foi discutida com representantes do Município e Ministério Público, durante visita realizada ao local. O encontro atende a uma solicitação da comunidade.

O problema aconteceu porque a rede instalada na rua do bairro Nova Vitória não suportou o volume do resíduo domiciliar e acabou rompendo, despejando o esgoto na própria rua e no rio Camaçari. A obra data do início dos anos 80.

Preocupada em garantir a saúde pública e contribuir com a preservação ambiental, a Prefeitura, através da Secretaria do Saneamento Básico (Sesan), instalou um tubo de PVC de aproximadamente seis metros ligando as redes coletoras das ruas Nova Vitória e Padre Paulo Tonucci, onde estão em andamento as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Camaçari.

O projeto prevê a implantação da rede coletora nas ruas e uma rede predial ou condominial para coletar os dejetos, sob os passeios. A rede coletora é ligada ao interceptor e segue até a elevatória principal, no Parque Verde, e vai margear os rios Camaçari e Piaçaveira.

Por fim, o esgoto seguirá para uma torre de equilíbrio, localizada no Espaço Alpha, e segue até a estação de tratamento da Cetrel. Depois que a água atingir 96% de pureza, será lançada no Emissário Submarino de Arembepe.

Marines Martins, moradora da rua Nova Vitória, viu na obra uma solução imediata para o mal cheiro e a ameaça à saúde dos moradores. “O esgoto que corre a céu aberto traz doenças e bichos, como ratos, baratas e mosquitos. Acredito que agora vou poder andar tranquila na minha rua, sem medo contrair doenças”.

Estiveram presentes na reunião com os moradores o secretário do Saneamento, Everaldo Siqueira, o ouvidor Antônio Cotrim, mais representantes do Ministério Público.

OBRA DE ESGOTAMETO
A implantação do sistema de esgotamento sanitário tem duas fontes de recursos.

Na orla, onde os serviços beneficiam as localidades de Guarajuba, Monte Gordo, Itacimirim e Barra do Pojuca desde 2008, as verbas são da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento).

Orçada em R$ 64 milhões, as obras na sede fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.

Na orla, falta instalar 10% das redes coletora e condominial, construir 20 elevatórias e ampliar a estação de tratamento. A previsão é de que as obras sejam concluídas ainda este ano.

Na sede, os serviços começaram no final de junho e contemplam inicialmente os bairros da Gleba C, Parque Satélite, Parque Florestal, Gleba B, Ficam, Nova Vitória e o Pólo de Apoio.

O prazo de término da obra, já executada em 30%, é no final de 2010. O programa vai contemplar 70% das famílias do Município

Foto: Carol Garcia

Secretário da Sesan visita local e garante recuperação da rede -

Mais Notícias

Festival de Arembepe 2023 encerra sem registro de crimes graves

Festival de Arembepe 2023 encerra sem registro de crimes graves

Divulgada lista de candidatos para o Conselho Municipal de Cultura de Camaçari

Divulgada lista de candidatos para o Conselho Municipal de Cultura ...

Mulheres acolhidas pelo Cram participam de roda de conversa

Mulheres acolhidas pelo Cram participam de roda de conversa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us