Depois do trabalho de reflorestamento da primeira etapa do Morro da Manteiga, a Prefeitura inicia nos próximos meses, a recuperação ambiental e estabilização de solo de mais 26 mil metros quadrados. A obra, realizada pela Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), está orçada em R$ 800 mil.
O projeto prevê o plantio de mudas de árvores e gramas na encostas com técnicas de bioengenharia. Em junho, foram plantadas 1.800 mudas frutíferas. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), é parte do programa de recuperação das áreas degradadas do Município.
O reflorestamento do Morro da Manteiga foi iniciado em 2007, e beneficia mais de 20 mil pessoas dos bairros Nova Vitória e Novo Horizonte. O programa garante melhor qualidade de vida e tranquilidade para quem se sentia ameaçado pelo desabamento das encostas e alagamentos das ruas no período das chuvas.
A recuperação também ocasiona melhora da qualidade do ar e do assoreamento do rio Camaçari.
TÉCNICA
Na primeira etapa do projeto foi realizado o reflorestamento de uma área de 40 mil metros quadrados, com regularização dos locais erodidos, nivelamento do terreno e plantação de biomanta. A técnica utiliza uma manta natural de grama e árvores que garante a germinação e desenvolvimento da vegetação.
O Morro da Manteiga é uma elevação situada ao norte dos bairros Nova Vitória e Novo Horizonte constituído, principalmente, de solos areno-argilosos.
O processo de degradação do local existe a mais de 30 anos, em função da exploração das empresas da construção civil e da ocupação irregular, durante a implantação do Pólo Industrial do Município.