Ao receber o Troféu Coruja de Ouro, homenagem que a Cidade do Saber prestou aos parceiros do complexo, o prefeito Luiz Caetano lembrou que a Prefeitura criou o espaço com objetivo de “promover a transformação e revolucionar a cultura, o conhecimento e a história do Município”.
A homenagem, realizada na noite de quarta-feira (28/03), fez parte da celebração dos 5 anos do complexo, completado no último dia 22, e contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari, que abriu a temporada 2012 de concertos.
Na ocasião, a diretora geral da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira agradeceu a administração municipal “por criar e manter esta importante casa de cidadania”, que é considerada um dos maiores complexos de inclusão social da América Latina. A Prefeitura de Camaçari é mantenedora do complexo, através das secretarias da Cultura e do Esporte e Lazer.
Ao entregar o Troféu Coruja de Ouro ao Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), em agradecimento pela implantação do Memorial do Polo Industrial no complexo, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, parabenizou a Cidade do Saber pelos cinco anos, assim como “os educandos, colaboradores, funcionários e parceiros que contribuem para que este espaço beneficie milhares de pessoas”.
A Seduc (Secretaria Municipal da Educação) também foi homenageada pelo desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica e do Projeto de Iniciação Musical, assim como a Escola de Ballet Ebateca, responsável pelo processo de ensino de ballet na Cidade do Saber. A escola contribui para a realização do Ballace (Festival Nacional de Dança) no Município, que possibilitou a inclusão de Camaçari na rota das pré-seletivas regionais da Escola de Teatro Bolshoi.
Na oportunidade, a Cidade do Saber ainda homenageou 66 funcionários que já trabalham na instituição há cinco anos, entregando-lhes um boton de prata com uma coruja, símbolo da instituição.
A terceira edição do Troféu Coruja de Ouro premiou também a Brasken, a escola de idiomas CNA, o Clube de Imprensa de Camaçari, a empresa Camaçari Outdoor, o restaurante Casa de Taipa e a Siscon Contabilidade.
Ao final das homenagens a Cidade do Saber ainda lançou o Concurso Cultural Cidade Criativa, através do qual Camaçari será retratada artisticamente, através de fotografia, vídeo, frase, ilustração (desenho ou pintura) e poesia.