Prefeitura realiza diversas ações

Iwwa Agência
Publicado 10/08/2013 03:08:11

O prefeito Ademar Delgado participou na manhã deste sábado (10/08) da entrega de importantes obras e de iniciativas que contemplaram a comunidade do bairro Nova Vitória.

Na oportunidade, o gestor afirmou que a administração municipal está comprometida em estruturar cada vez mais a cidade e qualificar profissionalmente os moradores. “Firmamos o pacto de fazer muito mais por Camaçari e tenho certeza de que conseguiremos, pois temos a ajuda do povo”, ressaltou.

As cerimônias foram iniciadas com a liberação da ponta da 3ª Travessa Maria Meire, via de acesso entre os bairros Nova Vitória e Natal. O equipamento é parte integrante do trecho 3 do Programa Municipal de Urbanização da Bacia do Rio Camaçari.

Agora, veículos e pedestres podem transitar de forma segura pela ponte, moderna e estruturada, que, além de facilitar o tráfego na região, permite uma maior fluidez do rio, principalmente no período chuvoso quando o volume de água aumenta.

Primeira pessoa a trafegar pela ponte, o motociclista Antonio Márcio, 43 anos, declarou que o equipamento está aprovado. “Essa obra ficou nota 10. Antes, evitava passar pela antiga ponte por conta dos transtornos”, disse o técnico de segurança do trabalho, morador da rua Canudos, no bairro Nova Vitória.

Morador do Conjunto Habitacional Nova Esperança, Jorge Sabino, 43 anos, contribuiu para o replantio de mudas de espécies frutíferas no entorno da ponte. “É uma forma de agradecimento e de contrapartida com o meio ambiente”, refletiu o operador de empilhadeira, que há quase um ano deixou de morar e uma área de risco, quando foi contemplado com uma unidade habitacional do HBB (Habitar Brasil BID).

Da nova ponte, o prefeito saiu em caminhada por diversas ruas do bairro Nova Vitória. Antes, ele visitou as obras do Morro da Manteiga, que consistem em deter as erosões, evitando o risco de descida de barro. As intervenções integram também a abertura de uma nova via nas imediações do Morro, que ligará a BA-535, mais conhecida como Via Parafuso, à sede da cidade, por dentro do bairro Nova Vitória.

Na passagem, Ademar Delgado, que foi bastante cumprimentado pela população, aproveitou para ouvir as demandas da comunidade e explicar as melhorias que as obras trarão para a localidade.

O prefeito visitou também as obras do trecho 3 do rio Pedreiras, parte do Programa de Urbanização do Rio Camaçari. No local serão implantadas duas pontes, uma delas fará a conexão entre as ruas Maria Meire e Carlos Marighella, e uma grande praça, com área de convivência, entre outros equipamentos.

PRAÇA GANDU

A entrega da nova praça Gandu, também localizada no bairro Nova Vitória, foi muito comemorada pela comunidade. O equipamento foi ampliado e totalmente reformado, o que tornou o espaço mais agradável e apropriado para a convivência e para o lazer.

A inauguração da praça foi comemorada com a entrega de 300 escrituras públicas de imóveis residenciais para famílias do bairro, através do Programa Municipal de Regularização Fundiária. O documento é oferecido aos cidadãos sem nenhum custo, isentando-os de taxas cartoriais e impostos, a exemplo do ITIB (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

Empolgado, o aposentado Clóvis de Souza, 72 anos, declarou que o momento é de muita felicidade. “Tenho muito que agradecer à Prefeitura, pois o documento tem um custo alto e seria complicado de conseguirmos”, explicou o morador da rua Maria Meire. Ele reside no local há 15 anos com a esposa Conceição Souza, 63, com quem é casado há 50.

Durante a entrega das escrituras, a costureira Maria da Glória dos Anjos, 40 anos, era só sorriso. Acompanhada do marido Aderaldo de Souza, a moradora da rua dos Conquistadores se sente mais segura com a posse do documento. “É uma garantia para mim e minha família. Estamos muito contentes”, declarou.

A cerimônia foi marcada por recordações referentes ao processo de implantação do bairro, que teve início no começo dos anos 90 e atualmente concentra um grande número de habitantes.

Satisfeita, a presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Vitória, Vera Lúcia dos Santos, mais conhecida como Dona Vera, afirmou que as benfeitorias que contemplam o bairro é uma conquista de toda a comunidade.

O prefeito Ademar revelou estar muito feliz em participar da realização do sonho dos moradores de terem as escrituras das propriedades onde moram. “O Nova Vitória, assim como toda Camaçari, passa por grandes e importantes transformações e este bairro será cada vez mais valorizado, por meio das melhorias realizadas pela administração municipal”, destacou.

O dia de ações no Nova Vitória contou ainda com a realização de mais uma edição do projeto Prefeitura em Movimento. A iniciativa promoveu ações sociais e de saúde, oferecidas pela Sesau (Secretaria da Saúde) e Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social).

Das 8h às 12h, foram realizados recadastramentos do programa Bolsa Família e prestação de informações acerca dos serviços disponibilizados pela rede de Assistência Social no Município.

Aproximadamente 250 pessoas tiveram acesso à vacinação, medição da glicemia, através do teste capilar, orientações sobre DST/AIDS, distribuição de preservativo masculino, informações referentes à marcação de consultas e exames.

O prefeito também conferiu as atividades do projeto e aproveitou para aferir a pressão arterial. Na ocasião, a equipe da Sesau apresentou ao gestor o troféu e certificado entregues pela Sesab (Secretaria da Saúde do Estado), pela aderência e o apoio do Município à Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue, que conta com a parceria da Fundação Luis Eduardo Magalhães.

Presenças

Estiveram presentes os secretários municipais do Governo, Sergio Paiva, da Cidadania e Inclusão Social, Fabio Pereira, da Saúde, Vital Sampaio, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Social, Hélio Santos, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, das Relações Internacionais, Francisco Franco, da Mulher, Solidade Caetano, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, das Relações Institucionais, Anderson Santos, da Educação, Luiz Valter de Lima, e da Habitação, João Bosco Quirelli.

Também compareceram os subsecretários da Administração, do Desenvolvimento Urbano e do Esporte e Lazer, Antônio Bittecourt, Creonice Campos e Aurenita Castillo, respectivamente, o superintendente de Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba, e o coordenador de Comunicação, Rogaciano Medeiros.

Ainda marcaram presença os vereadores Elias Natan (PV), Gilvan Souza (PT), Bispo Jair Costa (PRB) e Jackson Josué (PV), os deputados estaduais Bira Corôa (PT) e Luiza Maia (PT), além de assessores, coordenadores, lideranças comunitárias, presidentes municipais de partidos e moradores.

Slideshow | 13 fotos

Prefeitura realiza diversas ações

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us