O programa Mais Merenda nas Escolas será apresentado ao prefeito Luiz Caetano, na próxima segunda-feira (06/04), às 8h.
Inicialmente, o projeto piloto, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação (Seduc) deverá ser implantado em 40 escolas, sendo 20 da sede e 20 da orla.
Aprovada, a iniciativa vai beneficiar 28 mil alunos, representando 56% dos estudantes matriculados na rede municipal.
A proposta é servir uma refeição a mais na hora da chegada e saída dos alunos, dos estabelecimentos de ensino, oferecendo um cardápio composto por leite e pão de soja com margarina, produzidos pela Vaca Mecânica.
A suplementação será em torno de 300 a 400 calorias equivalentes a merenda escolar. O projeto tem o propósito de beneficiar os alunos carentes que vão poder tomar café ou jantar no lugar onde estudam.
De acordo com a nutricionista da Merenda Escolar, Lílian Soares, a alimentação vai proporcionar uma melhora na qualidade de vida aumentando o rendimento escolar, interferindo na capacidade física e intelectual do aluno. Segundo Lílian, a refeição oferece 15% das necessidades diárias e com a implantação do projeto os benefícios dobram para 30%.
Hoje, a merenda escolar atende as 87 escolas da rede municipal, incluindo sede, orla e zona rural, com um cardápio variado de legumes, frutas, leite, frango, carne, feijão tropeiro, dentre outros itens.