Prefeitura publica Protocolo Sanitário para ambientes escolares

ASCOM
Publicado 09/02/2021 05:02:19

O prefeito Elinaldo Araújo esteve reunido, na tarde desta terça-feira (9/2), com os secretários da Saúde, Elias Natan, e da Educação, Neurilene Martins. Durante o encontro, foi apresentado ao gestor do município o protocolo de medidas a serem adotadas para segurança sanitária em ambientes escolares, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nesta segunda-feira (8/2).

Em conformidade com a Lei 14.040, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, reconhecida pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Seduc, finalizará o ano letivo de 2020 em fevereiro e iniciará o novo ano letivo em abril, cuja oferta busca atender as deliberações legais e pedagógicas vigentes. 

De acordo com a secretária Neurilene, o protocolo sanitário oferece segurança em ambientes escolares. “O município dá um passo importante no seu planejamento estratégico para a oferta do ensino híbrido, mesclando atividades presenciais e remotas, tendo em vista que atenderemos todos os protocolos pedagógicos com retorno escalonado, tudo discutido com os comitês escolares”, disse ao acrescentar que serão consideradas as características dos estudantes e dos equipamentos públicos, conforme tamanho das classes e quantidade de alunos matriculados.

O prefeito Elinaldo esclareceu que o retorno presencial das aulas, quando autorizado, será gradual e cauteloso. “Vamos seguir todas as normas de segurança com o objetivo de preservar os direitos de aprendizagem a todos os alunos, garantindo um retorno às aulas responsável”, disse. Ainda na oportunidade, o gestor pontuou que desde o início da pandemia o Executivo adotou uma série de medidas para garantir a qualidade do ensino na cidade e buscou um equilíbrio, atuando no que cabe ao Poder Público para proteger a população e preservar vidas.

Entre as medidas sociais em saúde adotadas estão: aferição da temperatura na entrada da escola, garantia do fornecimento regular e abastecimento de materiais de limpeza, garantias do fornecimento de materiais e equipamentos de proteção individual, uso obrigatório de máscaras, redução do número de alunos por sala, de modo a manter pelo menos um metro de distância em todos os lados entre cada cadeira/mesa; além da disponibilização de lavatórios exclusivos para a higiene das mãos, assim como dispensadores com álcool em gel e líquido a 70%. Outros itens podem ser verificados neste link.

Na ocasião, o secretário da Saúde Elias Natan destacou a importância do documento e pontuou que as recomendações contidas podem ser atualizadas. “O protocolo é extremamente importante haja vista que existe a possibilidade do retorno às aulas, conforme diminuição de casos da Covid-19 no município. Desse modo, Camaçari se prepara com o protocolo de medidas sanitárias para proteger tantos os estudantes quanto os funcionários do ambiente escolar, contudo a depender do cenário, as informações podem sofrer alteração, caso se façam necessárias”.

A gestão informa que a elaboração do protocolo se deu por meio de um processo colaborativo, que foi analisado e homologado pelo Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Municipal (SISPEC),  pelo Sindicato dos Servidores Públicos (SINDSEC), pelos Conselhos Municipais de Saúde, Educação e Alimentação Escolar, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e por representantes das escolas particulares, das escolas conveniadas, do Ministério Público  e das Secretarias da Administração (Secad) e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.