Prefeitura promove seminário

Iwwa Agência
Publicado 10/07/2013 05:07:54

A Prefeitura promoveu na manhã desta quarta-feira (10/07) o seminário Reflexões sobre os Movimentos Sociais. O encontro reuniu cerca de 100 servidores municipais e representantes do Poder Legislativo Municipal no auditório da Segov (Secretaria do Governo).

Com objetivo de debater o Movimento Passe Livre e demais mobilizações promovidas em diversas cidades do Brasil, o seminário foi realizado pela Coordenadoria de Planejamento Governamental e debateu questões como as origens, razões, motivações, composições e perspectivas futuras dos movimentos sociais. Entre os temas analisados estavam os Dilemas das Cidades, Política Urbana e Urbanismo.

Durante o evento, o prefeito Ademar Delgado declarou que os movimentos são legítimos e necessários. “As mobilizações servem como um termômetro para balizar a satisfação da sociedade com o governo. A partir daí, podemos sentar para debater os problemas e buscar atender as demandas, com o intuito de melhorar os serviços públicos e a qualidade da aplicação dos recursos”, sintetizou.

As análises e considerações foram feitas pelo doutor em Ciências Políticas e mestre em Administração, Paulo Fábio, pela doutora em Filosofia e Ciência da Educação, Maria Vitória Espinheira, e pela doutora especialista em Urbanismo e Conflitos Urbanos, Ana Fernandes.

Na avaliação do coordenador de Planejamento Governamental da Segov, Gerson Oliveira, as mobilizações são fenômenos que acontecem em nível mundial e para o governo ter uma melhor compreensão destes processos, que têm características novas e que precisam ser esclarecidos, é de fundamental importância realizar debates sobre o tema para promover uma aproximação com a sociedade. 

A palestrante Ana Fernandes elogiou a iniciativa da Prefeitura de Camaçari em abrir o debate sobre os movimentos sociais. Ela ressaltou ainda que as mobilizações trazem um conhecimento fundamental para criar as estratégias de governo.

No mês passado, em meio às manifestações que aconteceram em todo o país, o prefeito Ademar Delgado saiu na frente e foi um dos únicos gestores a receber todos manifestantes para escutar as reivindicações, visando atender as demandas possíveis e manter um diálogo permanente.

PRESENÇAS

Estiveram presentes os secretários do Governo, Sergio Paiva, da Administração, Lezineide Andrade, da Saúde, Vital Sampaio, da Educação, Luiz Valter de Lima, do Desenvolvimento Social, José Hélio Santos, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, do Esporte e Lazer, Marco Antonio Santos, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Habitação, João Bosco Quirelli, de Relações Institucionais, Francisco Franco, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, além dos coordenadores da Defesa Civil, Maurício Bomfim e do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), Augusto de Paula, e do ouvidor Municipal, Temístocles Mattos. 

Participaram ainda os deputados estaduais Bira Coroa (PT) e Luiza Maia (PT), os vereadores Oziel Araújo (PT), Jackson Josué (PT), Otaviano Maia (PT) e Gilvan Souza (PT), além do presidente da ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), Luciano Sacramento, e técnicos e assessores da administração e do Poder Legislativo Municipal.

 

Foto: Nelinho Oliveira

Seminário Reflexões sobre os Movimentos Sociais -

Mais Notícias

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domingo (5/12)

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.