A Prefeitura de Camaçari está montando um esquema especial para fazer do São João mais uma festa inesquecível. Representantes de todas as secretarias participaram, nesta segunda-feira (15/06), de reunião para definir os últimos detalhes do Camaforró.
O objetivo é evitar erros e garantir um São João tranquilo para as mais de 200 mil pessoas que devem passar pelo Espaço Camaçari nos quatro dias de festa.
Os últimos detalhes, que começa domingo (21/06), será apresentado nesta quarta-feira (17/06), às 15h, no gabinete do prefeito.
De acordo com o secretário do Governo, Francisco Franco, a iniciativa reforça o sucesso da festa. Com certeza faremos mais um Camaforró inesquecível, diz.
Marcaram presença na reunião, representantes da Defesa Civil, da Superitendência de Trânsito e Transporte (STT), das secretarias de Serviços Públicos (Sesp), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cultura (Secult), Saúde (Sesau), Administração (Secad), de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom) e de Governo (Segov).
A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Ouvidoria do Município, o Cerimonial, a Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação, as Polícias Civil e Militar, também participaram do encontro.
ESTRUTURA
Entre os esquemas de planejamento apresentados durante a reunião está o da Defesa Civil que irá trabalhar com um efetivo de 30 agentes por noite, além de mais 12 pessoas pela manhã, no turno de 7h às 9h.
Fica a cargo do órgão, a vistoria da parte elétrica e extintores, além das instalações de botijões de gás e abastecimento de água potável das barracas.
De acordo com o coordenador, Maurício Bonfim, a Defesa Civil contará ainda com um reforço de 20 voluntários. Ele lembra também que o órgão irá funcionar normalmente no período de festa junina, e vai estar disponível durante 24h, através do 199.
A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) vai trabalhar com duas equipes formadas por 20 agentes de limpeza cada. A Limpec será responsável pela higiene da parte externa e interna do Espaço Camaçari.
A grande novidade deste ano fica por conta da coleta seletiva do lixo, que terá um recipiente para cada tipo de material, entre metal, vidro, papel e plástico. Segundo o diretor da Empresa, Domingos Barbosa, todo material reunido será doado às cooperativas.
A Saúde terá o apoio de cerca de 30 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, agentes epidemiológicos e da vigilância sanitária.
Quem exceder no consumo de bebidas alcoólicas contará com a estrutura do Bebódromo para tomar soro e medicamentos. Duas ambulâncias e um carro de apoio também são ferramentas utilizadas pela Central de Atendimento Médico, instalada no Espaço Camaçari, durante o Camaforró.
Quadrilhas e grupos coreográficos juninos ganham um espaço especial para as apresentações. Montado em frente ao Carramanchão, a área permitirá a interação entre artistas e o público. O coreto central é outra grande atração do São João de Camaçari, que vai contar com quatro grupos de forró pé-de-serra, por noite.
A Ouvidoria Municipal também está escalada para trabalhar durante os quatro dias do Camaforró. A cada noite, três servidores atendem através do Escuta Cidadão, serviço disponibilizado para que a população realize de forma presencial, denúncias, reclamações, sugestões ou elogios.
A Ouvidoria vai funcionar como órgão fiscalizador do controle de qualidade da festa.

Próximo encontro acontece nesta quarta-feira, às 15h -