A Prefeitura participou na manhã desta quinta-feira (20/12) da solenidade de lançamento do projeto Água Viva, considerado o maior sistema de reutilização de água na indústria da Bahia.
O sistema representa um investimento superior a R$ 20 milhões e prevê uma economia mínima de 4 bilhões de litros de água por ano.
Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano foi representado no evento, realizado no Polo Industrial, pelo secretário de Relações Institucionais, Djalma Machado.
O secretário compôs a mesa de abertura do evento e destacou a relevância do projeto, principalmente “no momento em que todos estão preocupados com a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável”, completou.
Ele ainda ressaltou a sinergia dos projetos Água Viva e de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, desenvolvidos por empresas do Polo Industrial e pela Prefeitura, respectivamente. “Os projetos demonstram a preocupação que o poder público e a iniciativa privada têm em relação à sustentabilidade do planeta e a preservação dos recursos naturais, de forma a não prejudicar as gerações futuras”, avaliou.
Desenvolvido através da parceria entre as empresas Cetrel e Braskem, o projeto Água Viva visa a reutilização de águas pluviais e efluentes tratados, o que possibilita a economia dos recursos naturais e a redução dos custos com energia elétrica para bombear e produzir insumos básicos.