A Prefeitura de Camaçari vai investigar o motivo pelo qual estudantes da Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira, localizada no bairro Camaçari de Dentro, sofreram reação alérgica hoje (13/08) após a realização de uma dedetização na unidade educacional no último sábado (11/08).
O produto usado na dedetização, alfacipermetrina 200 SC, é destinado ao combate do barbeiro e do aedes aegypti, mosquitos causadores da doença de chagas e dengue, respectivamente. A amostra do produto foi enviada para analise em laboratório.
A Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realizou, também no sábado (11/08), a dedetização com o mesmo produto na Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no mesmo bairro, sem nenhum aluno ter apresentado problema.
Desde janeiro deste ano já foram realizadas dedetizações em 11 unidades educacionais do Município, além de unidades de saúde, abrigos de idosos e nos CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), sempre com o mesmo produto, sem registro de nenhum problema.
A Sesau montou um esquema especial de atendimento com médicos, e inclusive com uma unidade do Samu, na Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira e ainda encaminhou alguns alunos para atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Nova Aliança e Gleba B. Os jovens apresentaram quadro de urticária, ou seja coceira na pele.
Aparecida Souza, mãe de uma das alunas encaminhadas para atendimento da UPA Nova Aliança, disse está tranqüila quanto ao estado de saúde da filha, “pois o atendimento foi rápido e eficiente. Não tenho nada a reclamar”.
O mesmo disse Alexando dos Santos, pai de uma aluna na Escola Cleusa Maria. “O atendimento prestado a minha filha foi muito bom. Achei a estrutura de apoio excelente”.
As aulas na Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira foram suspensas e serão retomadas na quinta-feira (16/08). No total, a unidade educacional atende 670 alunos nos três turnos.
Abaixo, a relação de Colégios e Unidades de Saúde que realizaram a dedetização este ano com o mesmo produto, sem apresentar qualquer problema
- Creche Caíque;
- Creche Parque Florestal;
- Creche Nossa Senhora da Conceição;
- Colégio Helena de Magalhães;
- Colégio Luíz Rogério;
- Creche do Luíz Rogério;
- Colégio Catu de Abrantes;
- APAE dos Quarenta e Seis;
- Escola Municipal Monteiro Lobato – dia 11/08/12, mesmo dia da Escola Cleusa Maria de Carvalho Moreira
10. Creche de São Bento Monte Gordo;
11. Posto Médico de Vila de Abrantes;
12. Posto Médico de Arembepe;
13. Unidade de Saúde da Família Dois de Julho;
14. Posto Médico Nova Aliança;
15. Unidade de Saúde da Família Piaçaveira;
16. Centro de Especialidades Odontológicas Ponto Certo;
17. Unidade de Saúde da Família do Ponto Certo;
18. Unidade de Saúde da Família de Novo Horizonte;
19. Unidade de Saúde da Família da Lama Preta;
20. Unidade de Saúde da Família de Verdes Horizontes;
21. Unidade de Saúde da Família de PHOC III;
22. Unidade de Saúde da Família de Pé de Areia;
23. Unidade de Saúde da Família de Areias
24. Unidade de Saúde Catu de Abrantes;
25. Unidade de Saúde de Jauá;
26. Abrigo São Francisco;
27. Abrigo dos Velhos.
A mesma ação também foi realizada em todos os CRAS do Município neste período.

Mãe de um dos alunos elogia atendimento médico -