Prefeitura intensifica limpeza das praias

Iwwa Agência
Publicado 13/01/2012 12:01:08

Durante o verão, período em que aumenta significativamente o movimento nas praias, a Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos) e a Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari) realizam atividades para garantir mais bem-estar aos banhistas e preservação das praias.

A Operação Verão inclui ações educativas, visando a conscientização sobre a importância do meio ambiente, além da retirada de resíduos sólidos deixados na faixa de areia das praias.

Neste final de semana (14 e 15/01), das 9h às 16h, a equipe de Educação Ambiental da Limpec inicia, em Jauá, atividades lúdicas e educativas referentes à preservação das praias. Para tanto, será instalado um ponto de orientação móvel, com entrega de panfletos e informações.

Também será montado um estande com produtos confeccionados a partir da utilização de materiais reaproveitáveis, a exemplo de plástico e papel. A equipe ainda conscientiza sobre a coleta seletiva.

De acordo com o gerente de Educação Ambiental da Limpec, Luiz Fernando Angeloni, foi desenvolvido um cronograma de atividades que acontecerá até fevereiro, percorrendo as principais praias de Camaçari, sempre aos finais de semana.

 LIMPEZA

Já a limpeza das praias vem sendo feita pela Sesp, por meio da Empresa Abrantes Ambiental, desde o mês de outubro do ano passado, sendo intensificada aos finais de semana. Às 7h e 16h, 70 profissionais se revezam em duas equipes para retirar os resíduos deixados pelos banhistas.

De acordo com o coordenador de limpeza urbana do Município, José Marcelo Rocha, o trabalho é feito com ajuda de um trator agrícola acoplado a uma ferramenta denominada limpadora de praia. “O utensílio penetra até 10 centímetros de profundidade na areia, o que facilita a remoção de filtros de cigarros, tampas de garrafas e palitos de picolé, além de melhorar a oxigenação da areia”.

Segundo o coordenador, em locais pouco utilizados pelos banhistas, também é feita a retirada de material orgânico como restos de coqueiros e material deixado pela maré. “Realizamos esta ação com muito cuidado e através de mapeamento, pois, alguns desses trechos são usados pelas tartarugas marinhas como local de desova”, concluiu José Marcelo Rocha.

Foto:

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.