A Prefeitura iniciou, nesta segunda-feira (23/05), o cadastramento de pessoas com deficiência e que necessitam de cadeiras de rodas motorizadas. O procedimento será realizado até quarta-feira (25/05), das 8h às 14h, mediante entrega de senhas. O atendimento acontece no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), localizado na rua da Natividade, Centro.
Os primeiros 20 pacientes que apresentarem os critérios exigidos pela Sesau (Secretaria da Saúde) serão contemplados com o equipamento. Para ser beneficiado é necessário ser tetraplégico, com nível motor compatível para uso da cadeira de roda motorizada, ou paraplégico que enfrente dificuldades na utilização do equipamento manual, devido a problemas como bursite e tendinite, por exemplo.
Quem tiver interesse deve apresentar xerox da carteira de identidade e do cartão do SUS e comprovante de residência original, além de comprovantes de renda e de matrícula (caso o paciente seja estudante) e relatórios médicos que justifiquem a necessidade do uso do equipamento, se houver.
Comprados com recursos do Município, os equipamentos representam um investimento de R$ 135.700. A previsão é que a entrega das cadeiras aconteça na primeira quinzena de junho.
Paraplégico há quatro anos, o aposentado Elenilson de Jesus, 33 anos, fez questão de se inscrever no primeiro dia. “Ganhar essa cadeira de rodas será um sonho, me sentirei mais livre e mais independente”, ressaltou o morador do bairro Santo Antonio.
Nos dias 30 de maio e 6 de junho, a equipe multiprofissional do Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física) realiza avaliações clínicas, psicológicas e socioeconômicas com os inscritos.