Prefeitura indeniza barraqueiros

Iwwa Agência
Publicado 24/05/2013 02:05:58

Na manhã desta sexta-feira (24/05), o prefeito Ademar Delgado assinou e entregou, a nove comerciantes, o certificado simbólico que garante o pagamento das indenizações referentes à retirada das barracas instaladas nas praias, iniciativa que atendeu a uma determinação do governo federal. A cerimônia aconteceu no auditório 4 da Cidade do Saber.

O prefeito aproveitou a oportunidade para salientar que a postura da administração municipal na assinatura do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a SPU (Superintendência de Patrimônio da União) e os comerciantes teve o intuito de evitar transtornos maiores para os proprietários das barracas, além de regularizar o uso do solo na orla de Camaçari.

O termo possibilitou a extensão do prazo para ressarcimento dos permissionários e a retirada de todas as barracas instaladas a 33 metros da preamar, em área da Marinha.

Sobre o pagamento da indenização, o prefeito Ademar Delgado afirmou que a iniciativa tem cunho social. “Pensamos no pagamento da indenização como forma de contribuir para a reorganização e reestruturação da vida destas pessoas que, a partir de agora, podem investir em novas alternativas para o sustento”.

Na ocasião, oito permissionários de Jauá e um de Arembepe foram indenizados em R$ 15.000,00, cada um. A indenização foi garantida após a assinatura de um protocolo de intenção, documento que valida o acordo voluntário de adesão e aceitação do valor disponibilizado pela Prefeitura.

Para a comerciante Ana Maria Tavares, que teve a barraca retirada da praia de Arempebe, após 30 anos no local, avaliou a ação da administração municipal como muito positiva. “Este incentivo financeiro nos dá suporte para investir em outro segmento. Discutirei com minha família o que faremos daqui para frente”.

A permissionária Sônia Santana, que herdou da mãe, há mais de 40 anos, a barraca na qual trabalhava em Jauá, elogiou a Prefeitura e classificou a ação como excelente. “Ainda estou pensando em outra atividade para atuar, porém, o incentivo do governo é de muita importância”.

De acordo com a titular da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), Ana Lucia Costa, já foram encaminhados para a SPU os projetos de construção de novas barracas fora da área de preamar, em Jauá, Guarajuba, Praia da Espera, em Itacimirim e Praia da Barra, em Jacuípe. O projeto de Arembepe será entregue no próximo mês.

Conforme explicação de Ana Lúcia Costa, os projetos já passaram por adequações sugeridas pela SPU e estão sujeitos a aprovação definitiva, sem previsão de deferimento.

A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira.

Slideshow | 6 fotos

Prefeitura indeniza barraqueiros

Mais Notícias

Festival de Arembepe 2023 encerra sem registro de crimes graves

Festival de Arembepe 2023 encerra sem registro de crimes graves

Divulgada lista de candidatos para o Conselho Municipal de Cultura de Camaçari

Divulgada lista de candidatos para o Conselho Municipal de Cultura ...

Mulheres acolhidas pelo Cram participam de roda de conversa

Mulheres acolhidas pelo Cram participam de roda de conversa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us