Prefeitura inaugura segundo trecho

Iwwa Agência
Publicado 21/12/2013 04:12:52

Proporcionar mais qualidade de vida, mobilidade urbana e garantir a preservação do rio Camaçari foram os motivos para a Prefeitura captar, junto ao governo federal, formas de executar o Programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, que teve o trecho da avenida Tupinambás à avenida 28 de Setembro inaugurado neste sábado (20/12) pelo prefeito Ademar Delgado.

“Este é apenas o segundo trecho que estamos inaugurando e já captamos mais R$ 89 milhões para a segunda etapa do programa. Com isso, além dos sete rios inclusos na primeira etapa, vamos contemplar outros sete com ações de saneamento básico e urbanização, assim como acontece com este que estamos entregando”, afirmou o prefeito Ademar Delgado, ao informar que a assinatura para a ordem de serviço da nova etapa deve acontecer entre o final deste ano e o início de 2014.

O gestor municipal ainda falou sobre o ritmo acelerado das obras e da previsão de entrega de mais dois trechos no ano que vem, ligando as ruas Belmonte, no bairro Phoc II, a Canavieiras, no bairro Burissatuba, um totali de mais quatro quilômetros de áreas urbanizadas. “Além desses trechos, vamos entregar também o novo acesso a Via Parafuso (BA 535), que integra as ações no Morro da Manteiga e que também está incluso em um dos trechos do programa”, disse Ademar Delgado.

Durante a inauguração, o secretário da Habitação, João Bosco Quirelli, responsável pelo acompanhamento das obras, lembrou que a população tem entendido o objetivo do projeto e percebeu a grandeza e importância das intervenções, que têm melhorado a qualidade de vida, com mais fluidez do trânsito e incentivo de práticas sustentáveis.

As intervenções valorizaram os imóveis situados ao longo do trecho. Foi o que observou a técnica de enfermagem Helena Pereira. “Antes aqui era só lama e agora temos essa avenida maravilhosa. Assim como eu, todos os moradores estão felizes com esse novo momento vivido por Camaçari e que nos beneficia diretamente”, declarou.

O comércio local também foi aquecido e está representado no trecho por três quiosques comerciais. Um destes pertence a Reginaldo Brandão, mais conhecido como Regi, ex-proprietário do antigo bar da Estação Ferroviária. “Agradeço à Prefeitura por ter disponibilizado um quiosque para mim, nessa avenida tão linda. Vou recomeçar a minha vida em grande estilo”, disse,ao lembrar que foi retirado da Estação Ferróviária por conta de uma ação judicial da empresa responsável por administrar a linha férrea.

Assim que as vias foram inauguradas, os veículos começaram a trafegar pelas avenidas. O motorista Edilson Souza, morador do bairro Lama Preta, elogiou as intervenções. “Agora vou economizar tempo e dinheiro com gasolina. Essa obra ficou muito boa, a Prefeitura está de parabéns”. 

TRECHO

Dentre as intervenções realizadas no trecho inaugurado está a retirada dos esgotos que desembocavam no rio Camaçari, feita a partir da construção do sistema de esgotamento sanitário.  Dentro do rio também foram feitos serviços de drenagem e construído o muro de flexão, ações que colaboram para o melhor escoamento das águas e evitam enchentes e inundações.

Na área de urbanização foram construídas duas vias, uma em cada margem do rio e, paralelo às ruas, foram feitas uma pista de cooper e uma ciclovia com a mesma extensão da pista, que vão se interligar ao trecho que vai da rua do Telégrafo até a ponte da avenida Tupinambás, tornando-o uma grande avenida no centro da cidade.

Os moradores contam ainda com duas áreas de convivência instaladas ao longo do trecho, três quiosques comerciais edificados em alvenaria e madeira, dois pergolados – estrutura de madeira utilizada em áreas externas próprias para criação de plantas rameiras, além de 10 bancos.

Todo trecho recebeu iluminação pública com lâmpadas de vapor metálico, que emitem luz branca e garantem maior visibilidade para pedestres e motoristas. Foram realizados ainda arborização e sinalização horizontal e vertical nas vias e ciclovias.

Para realizar as obras, a Prefeitura, através da Sehab (Secretaria da Habitação), retirou as famílias e empreendimentos comerciais construídos à beira do rio, em áreas consideradas de risco ou de proteção ambiental. As famílias foram reassentadas nos empreendimentos Praia da Penha e Residencial Lucaia, ambos do programa Minha Casa, Minha Vida. Os comerciantes foram indenizados.

Ainda estão inclusos no trecho a reconstrução das pontes da avenida Tupinambás e da avenida 28 de Setembro e a adequação da ponte da avenida Manoel Mercês. Todas as pontes possuem vão livre para possibilitar maior fluidez das águas do rio Camaçari e dois passeios com 2,80 metros de largura cada.

Após a inauguração, o prefeito Ademar Delgado e a comitiva seguiram para visitar os dois próximos trechos a serem entregues. Em um deles, já foram iniciados os serviços de urbanização, no outro, a Cowan, empresa responsável por executar as obras, aguarda apenas o reassentamento de algumas famílias para finalizar a construção do gabião – tipo de contenção feita à base de pedra para facilitar o escoamento da água e evitar enchentes, para então iniciar a urbanização.  

PRESENÇAS

Participaram da inauguração a primeira-dama do Município, Edyla Chagas, os secretários de Governo, Sergio Paiva, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Mulher, Solidade Caetano, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lucia Costa, da Saúde, Vital Sampaio, da Educação, Luiz Valter de Lima, de Articulação com Estado e União, Joelson Meira, do Esporte e Lazer, Marco Antônio, de Relações Institucionais, Anderson Santos, da Fazenda, Camilo Pinto, e dos Serviços Públicos, Zé de Elísio.

Também estiveram presentes o ouvidor Municipal, Temistocles Vieira, o superintendente de Trânsito e Transporte, Claudecio Taroba, o diretor-presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Alfredo Andrade, e os coordenadores de Comunicação e da Defesa Civil, Rogaciano Medeiros e Mauricio Bonfim, respectivamente.

O deputado estadual, Bira Corôa (PT), os vereadores José Marcelino (PT), Patrícia Oliveira (PT), Gilvan Souza (PT), Wilton de Ferrinho (SDD), Neilton José da Silva (PSB), Oziel dos Santos (PT), Elias Natan (PV) e o ex-prefeito Luiz Caetano também prestigiaram a cerimônia. 

Slideshow | 12 fotos

Prefeitura inaugura segundo trecho

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.