A Prefeitura inaugura nesta sexta-feira (21/09), às 15h, a ponte da avenida Tupinambás, antiga Radial C. O novo equipamento liga o centro da cidade aos bairros Parque Satélite, Alto da Cruz, Ficam e Gleba B.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (19/09) pelos secretários de Relações Institucionais, Djalma Machado, e da Habitação, João Bosco Quireli, durante visita a obra.
A construção da ponte faz parte do projeto de macrodrenagem do programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, maior obra urbanística da história do Município e a mais avançada do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) em todo país. Este é o segundo equipamento a ser inaugurado. O primeiro foi a ponte da rua do Telégrafo, no último dia 07.
Com extensão de 22,60 metros de comprimento por 14 metros de largura, a ponte possui 19,30 metros de vão livre e dois passeios de 2,40 metros de largura. As vias de tráfego terão uma largura de 8,05 metros.
Equipes trabalham na execução do acabamento dos passeios, do asfaltamento do vão central e da pintura das defensas tipo New Jersey, nome que se dá ao muro de proteção da ponte, além do corrimão e sinalização horizontal.
De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Djalma Machado, a conclusão deste primeiro trecho do projeto demonstra o esforço do governo, da empresa responsável pela execução da intervenção e dos trabalhadores.
“A obra de revitalização do rio Camaçari abre um caminho para o futuro sustentável do Município, com pessoas comprometidas com o meio ambiente, qualidade de vida e mobilidade urbana, nos moldes de grandes cidades do mundo”, analisa.
Segundo o secretário da Habitação, João Bosco Quireli, as obras foram feitas em um tempo recorde de três meses e meio “Neste período foram construídas duas pontes permanentes, uma provisória e demolido outras duas”, completou.
No dia 28 de setembro será entregue o primeiro trecho asfaltado entre a ponte da avenida Tupinambás e a nova rua do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).
Cerca de 400 pessoas trabalham nos trechos seis e sete das intervenções. No primeiro, que vai da rua do Telégrafo até a ponte da avenida Tupinambás, o revestimento das margens do rio em gabião encontra-se em fase de conclusão. Enquanto a terraplanagem das margens onde serão implantadas as novas vias, ciclovias, pista de cooper e passarelas está na fase inicial.
No local, também serão construídos duas praças, uma principal com campo de futebol, quadra poliesportiva, 14 quiosques e estacionamento, e uma praça menor ao lado do novo Cras.
O trecho sete, localizado entre as pontes das avenidas Tupinambás e da avenida 28 de Setembro, foi dividido em duas frentes de trabalhos. A primeira implanta muros de flexão em concreto armado para contenção das margens do rio. Na sequência, têm início os serviços de terraplanagem para implantação dos equipamentos comunitários e do sistema viário.