Prefeitura inaugura ponte sexta-feira

Iwwa Agência
Publicado 19/09/2012 02:09:01

A Prefeitura inaugura nesta sexta-feira (21/09), às 15h, a ponte da avenida Tupinambás, antiga Radial C. O novo equipamento liga o centro da cidade aos bairros Parque Satélite, Alto da Cruz, Ficam e Gleba B.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (19/09) pelos secretários de Relações Institucionais, Djalma Machado, e da Habitação, João Bosco Quireli, durante visita a obra. 

A construção da ponte faz parte do projeto de macrodrenagem do programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, maior obra urbanística da história do Município e a mais avançada do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) em todo país. Este é o segundo equipamento a ser inaugurado. O primeiro foi a ponte da rua do Telégrafo, no último dia 07.

Com extensão de 22,60 metros de comprimento por 14 metros de largura, a ponte possui 19,30 metros de vão livre e dois passeios de 2,40 metros de largura. As vias de tráfego terão uma largura de 8,05 metros.

Equipes trabalham na execução do acabamento dos passeios, do asfaltamento do vão central e da pintura das defensas tipo New Jersey, nome que se dá ao muro de proteção da ponte, além do corrimão e sinalização horizontal. 

De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Djalma Machado, a conclusão deste primeiro trecho do projeto demonstra o esforço do governo, da empresa responsável pela execução da intervenção e dos trabalhadores.

“A obra de revitalização do rio Camaçari abre um caminho para o futuro sustentável do Município, com pessoas comprometidas com o meio ambiente, qualidade de vida e mobilidade urbana, nos moldes de grandes cidades do mundo”, analisa.  

Segundo o secretário da Habitação, João Bosco Quireli, as obras foram feitas em um tempo recorde de três meses e meio “Neste período foram construídas duas pontes permanentes, uma provisória e demolido outras duas”, completou.     

No dia 28 de setembro será entregue o primeiro trecho asfaltado entre a ponte da avenida Tupinambás e a nova rua do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Cerca de 400 pessoas trabalham nos trechos seis e sete das intervenções. No primeiro, que vai da rua do Telégrafo até a ponte da avenida Tupinambás, o revestimento das margens do rio em gabião encontra-se em fase de conclusão. Enquanto a terraplanagem das margens onde serão implantadas as novas vias, ciclovias, pista de cooper e passarelas está na fase inicial.

No local, também serão construídos duas praças, uma principal com campo de futebol, quadra poliesportiva, 14 quiosques e estacionamento, e uma praça menor ao lado do novo Cras.

O trecho sete, localizado entre as pontes das avenidas Tupinambás e da avenida 28 de Setembro, foi dividido em duas frentes de trabalhos. A primeira implanta muros de flexão em concreto armado para contenção das margens do rio. Na sequência, têm início os serviços de terraplanagem para implantação dos equipamentos comunitários e do sistema viário. 

Slideshow | 6 fotos

Prefeitura inaugura ponte sexta-feira

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.